por Rogélia Heriberta

Diante das possibilidades tão extensas de inclusão a coluna Art Inclusiva irá apresentar aos leitores da Revista Digital Tendência Inclusiva a arte inclusiva de Rogélia Heriberta de Jesus com pinturas, desenhos, esculturas e fotografia.

 

 

 

 

Brasil Paralímpiadas Rio 2016 no Rugby em Cadeira de Rodas

 

 

No mês de fevereiro, estive no Rio de Janeiro para testes, como voluntária, das Paralimpíadas que acontecerão em 2016 em nosso país.

 

As Paralimpíadas no Brasil é um sonho e a união de vários profissionais que juntos tornam possível o maior evento esportivo mundial para atletas com alguma deficiência. Este evento foi realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, na Itália, e sua origem foi em Stoke Mandeville, na Ingraterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para pessoas com deficiências, como forma de reabilitar militares feridos na segunda guerra mundial.

 

Nesta viagem tive a honra de poder conversar um pouco com Rodrigo Saraiva Moreno, que no ano de 2013 miinistrou um curso de arbitragem em Brasília no qual participei. Como sou especialista em operações técnicas de Rugby em Cadeira de Rodas me inscrevi como voluntária nas Paralimpíadas Rio 2016. Me inscrevi porém não fazia ideia de onde e como estaria atuando. Foi maravilhoso e surpreendente quando soube que ficaria justamente com a modalidade do Rugby em Cadeira de Rodas, que pela primeira vez, no caso da Seleção Brasileira, participa de uma paraolimpíada. Estar em quadra podendo ver os astros do rugby e presenciar a garra, coragem e persistência dos atletas, nos três dias que estive por lá, encantaram meus olhos.

 

Graças a Rodrigo Saraiva Moreno pude me tornar uma voluntária além de conhecer o rugby e suas técnicas. Um esporte que, sem dúvida, muda para melhor a vida das pessoas, e este é seu maior encanto. 

 

Minha trajetória junto ao Rugby em Cadeira de Rodas é longa. Eu iniciei a proposta de retratar pessoas com deficiência com a modalidade esportiva do rugby e, desde então, conto muitas histórias deste esporte,  por isso, para mim, foi sem dúvida um imenso presente estar ali com todos os árbitros e atletas envolvidos neste grande evento.

 

Posso dizer que, dentre tantas coisas indescritíveis que vivi, uma delas foi o privilégio de bater um papo informal em meio as quadras das paralímpiadas, com Rodrigo Saraiva Moreno.

 

 

 

Mostrar Mais

Rodrigo tem 34 anos e é pai de 3 filhas. Atualmente é  Especialista em Operações Técnicas da Rio 2016 no Rugby em Cadeira de Rodas nos jogos Paralímpicos. Esteve no Panamericano 2013 no Alabama nos USA, onde foi aprovado no quadro Internacional. Participou do Projeto Maximus 2014 que levou o Rugby em Cadeira de Rodas para a Bolívia e Paraguai. Participou também de torneios na Europa, Holanda e República Tcheca. Apresentou um artigo sobre a arbitragem na ISAPA na Turquia em 2013. Coordenou um projeto em Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro onde estavam presentes, em 120 núcleos espalhados pela cidade,  sendo projeto social da Prefeitura, que entre outros esportes, contava com natação, judô, canoagem, capoeira, jiu jitsu, futebol, skate para pessoa com deficiência, e o ballet para crianças com Síndrome de Down atingindo uma mídia por todo Brasil devido sua importância.

 

Saraiva, um pouco antes de iniciarmos nossos trabalhos em quadra, onde as maiores seleções de Rugby em Cadeiras de Rodas jogariam.

 

Eu tendo participado como uma das voluntárias das Paralimpíadas Rio 2016 me alegro em perceber que a modalidade Rugby em Cadeiras de Rodas conta com um coordenador ético e profissional que dedica ao esporte acreditando na  inclusão e integração de pessoas com deficiência, apoiando e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, afinal deve ser uma tendência inclusiva todos, de alguma forma, lutamos para conquistar espaços e defender direitos.

 

E viva o Rio 2016, viva as Paralímpiadas!!!

 

 

Brasil Paralímpiadas Rio 2016

no Rugby em Cadeira de Rodas

pintura com pastel

30x50

Espero que tenham gostado!

 

Aguardo sugestões de esportistas que fazem a diferença para compor nossa galeria de Art Inclusiva!

 

por Rogélia Heriberta em 27/03/2016

 

 

Fotos do acervo do entrevistado

Revisão: Adriana Buzelin

Galeria de Fotos Art Inclusiva por Rogélia Heriberta

 

Ano 1:

Os Gigantes do Rugby em Cadeira de Rodas

Amor de Irmãos

com os filhos de Rogélia Heriberta

Voo Inclusivo

com Evinho Bezerra

Vida e Alegria

com Alan Mazzoleni

Um Mergulho na Inclusão

com Adriana Buzelin

Arte, Incluir, Amor Eterno

com Gelzimar Borges

Tendência Inclusiva

Aniversário de 1 ano!

Autismo - Além do Horizonte

com Bruno Caruso

Ano 2:

Selo - Acessibilidade

com Scott Rains

O Triunfo das Escolhas Inclusivas

com Samanta Bullock

Desafios e Conquistas

com Aline Cabral

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020