Márcia Francisco

e o Inclusão e Eficiência Especial

 

Jornalista, escritora, cantora e disposta a promover a inclusão social de pessoas com deficiência, Márcia Francisco criou o Blog Eficiência Especial que deu origem ao primeiro Programa de Rádio chamado Inclusão e Eficiência Especial através da Rádio Inconfidência em Belo Horizonte onde cada entrevistado pode levar a sociedade um olhar para realidades diferentes e, com isso, abrir um espaço para a inclusão e o respeito às diferenças.

Há oito anos, Márcia Francisco iniciou um trabalho voluntário como diretora de comunicação e ação social de uma equipe paralímpica de natação. Após três anos de atuação se desligou do projeto, mas, como diz Márcia: a semente já estava plantada no meu coração.

 

"Um aprendizado sem fim, nada de auto-piedade, somente êxitos por esforços empreendidos pelos atletas paralímpicos. Uma visão que me abriu meu olhar para a inclusão necessária." – relata Márcia Francisco.

 

Já com o propósito de engajar na inclusão social criou o Blog Eficiência Especial, que já se encontra em seu quinto ano. Seguindo este caminho passou a atual, semanalmente, como entrevistadora de um programa de rádio  chamado "Inclusão e Eficiência Especial", que completou 2 anos em novembro de 2015.

 

O programa é pioneiro no rádio brasileiro levando entrevistas que abordam assuntos de esclarecimento sobre as diversas deficiências, questões de direito, histórias pessoais de sucesso, exemplos de vida, enfim, temas relacionados à realidade da pessoa com deficiência, com o intuito de atingir, não somente estas pessoas, mas, todos os cidadãos, na compreensão desta realidade que faz parte de nossas vidas e precisa ser devidamente respeitada.

 

"Não se trata de assistencialismo, embora, no passado e em algumas mentes ações para pessoa com deficiência sejam consideradas assim, trata-se de responsabilidade humana, pela dignidade do ser."– diz Márcia.

Logomarca blog Eficiência Especial, criada por Duke Chargista

http://eficienciaespecial.blogspot.com.br/

O programa Inclusão e Eficiência Especial nasceu de um grande desejo de Márcia ampliar seu papel em dar voz ativa à pessoas que têm o que dizer, com suas ações responsáveis e justas em respeito as pessoas com deficiência divulgando experiências de vida e convívio com a limitação imposta pela deficiência, partilhando estimulando quem não encontrou seu caminho.

 

Márcia acredita que o programa pode despertar talentos, dar oportunidade para que as pessoas consigam seguir adiante mesmo com limitações por isso ela entrevista profissionais capacitados e diversos temas de importância direta para pessoas com deficiência abrangendo seus familiares e toda sociedade.

 

"A Radio Inconfidência, em especial na pessoa do coordenador Miguel Resende, rapidamente, se sensibilizou com a importante responsabilidade social  a ser abraçada. Ter a oportunidade de ser canal de comunicação nesta vertente, levar a realidade da pessoa com deficiência ao maior número de pessoas possível é algo que quero poder continuar exercitando. São oito anos de um voluntariado que já faz parte da minha vida. O programa semanal chega ao ouvinte não somente pelo Rádio, mas, pelo canal virtual, o site da emissora, que transmite, ao vivo, toda sua programação. Depois fica disponível tanto no Blog Eficiência Especial quanto na página da Emissora. Para falar da importância como veículo de comunicação e inclusão, posso destacar que estamos falando de uma emissora com quase 80 anos no ar. Sua credibilidade e respeitabilidade têm a minha reverência, no sentido de fazer jus às portas que me foram abertas e, assim tem sido. Bato palmas, ao ser perguntada, porque eles são pioneiros e  enxergaram que inclusão é inclusão, abriram o microfone ao tema e já somos fontes de referência. Não é militância, é informação. Que possamos fazer chegar às consciências do conhecimento, para a ação e justa inclusão. Para 2016, uma novidade: estarei no ar via FM, também, com inserções informativas sobre a pessoa com deficiência, na programação matinal. Vamos em frente, há muito a dizer, fazer e alcançar." - esclarece Márcia Francisco.

 

O Programa Inclusão e Eficiência Especial pode ser ouvido através da Rádio Inconfidencia AM 880 ou www.inconfidencia.com.br, sempre às segundas,  às 13:30 horas.

Entrevista à Luís Villani, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência PBH na Rádio Inconfidência.

Por ocasião da entrevista ao escritor e artista plástico Marcelo Xavier.

Quando perguntamos a Márcia como ela enxerga a importância da inclusão social, ela nos contou: Acredito na inclusão necessária e possível. Necessária, como indiscutível direito humano. Nem deveríamos precisar dizer "inclusão da pessoa com deficiência", " inclusão do negro", etc. Possível, quando abrimos nosso olhar para realidades diferentes, conhecendo o universo particular das pessoas e compreendendo que a partir deste conhecimento é possível detectar o que em nós discrimina, o que é necessário adaptar em aspectos físicos e em todos os âmbitos para que o SER se torne parte, com suas diferenças e particularidades, dificuldades e demandas diversas. Não somos iguais, muito menos perfeitos. É hora de compreender que não há mais tempo a perder. Aliás, para quem ainda julga o universo da pessoa com deficiência distante, vale lembrar que mais de 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência e que, qualquer um de nós pode se tornar - vítima de acidentes, etc. Se vibrar pelo direito do outro não nos basta, fica a fatalidade das estatísticas como estímulo para sermos mais rápidos... corre o risco de estarmos defendendo futuros direitos próprios!  Até mesmo com as necessidades comuns às idades avançadas!  Ainda ter que criar justificativas para incluir é algo lamentável.

 

E é por isso que durante tantos anos Márcia Francisco sempre dedica com empenho a causa junto aos setores público e privado. No intuito de alcançar objetivos imediatos conta com seus 23 anos atuando como jornalista e atualmente trabalhando na assessoria de imprensa e mídia busca de reconhecimentos oficiais aos atletas por empenho e para melhor visibilidade de suas ações entre outras ações.

 

"Um novo panorama se abriu, através da minha atuação na Comunicação, que me permite ser porta-voz de muitas ações responsáveis e sérias em benefício da pessoa com deficiência, bem como trazer à tona temas importantes e entrevistar pessoas que possam esclarecê-los - seja no Rádio ou no Blog. Além disso, tenho a oportunidade de ser ponte entre os mais variados projetos/ associações/entidades e setores públicos ou empresas, através da minha rede de contatos própria, visando colaborar para tornar realidade ou ampliar a condição de visibilidade e eficácia dos mesmos. Sem estar vinculada diretamente aos órgãos de PCDs. Tenho flexibilidade útil para alcançar caminhos transversais, nesta instância de responsabilidade social, quando por exemplo, na política, nem sempre os representantes podem ser apartidários.  Vale lembrar que apesar dos aparentes êxitos, com as menções acima, ninguém caminha sozinho e sou formiguinha nesta terra. Neste setor, o que tem feito a "diferença" é a existência de conselhos, secretarias, associações, grupos, empenhos coletivos e individuais que somados vão aos poucos, gerando leis, programas e ações para um futuro mais justo e inclusivo." nos conta Márcia.

Com a delegação paralimpica britânica em treinamento na UFMG

em Belo Horizonte - MG

Além de jornalista, Márcia Francisco também é escritora. Com dois livros já lançados, o primeiro, " Travessia dos Tempos", foi lançado em 2008. Com ele celebrou 25 anos de poesia. O livro teve textos de abertura de Fernando Brant e de Paulinho Pedra Azul, capa com aquarela do artista plástico Fernando Fiuza e projeto gráfico de Tavinho Bretas. Os temas: o amor, o feminino sagrado, o tempo.  

 

"Agora, "Pérolas Essenciais" nasceu na intuição de um formato livro-oráculo. São 33 cartas de baralho e cada uma traz poemas ou frases. Ou seja, o leitor pode seguir a sequencia das páginas ou retirar uma, a seu momento. A proposta é um chamado à reflexão nestes tempos mundialmente difíceis. Um olhar para a espiritualidade e a oração, independente de religião; para o amor e o perdão e, sempre, meus exercícios de pensar o feminino sagrado e sua consciência que se expande na dualidade masculino e feminino, elevando o ser, resgatando valores essenciais, pérolas essenciais." nos conta Márcia.

 

O livro "Pérolas essenciais" está à venda na Livraria Canto do Livro - Ponteio Lar Shopping em Belo Horizonte - MG e "Travessia dos Tempos pode ser lido na íntegra em uma aba do blog www.ofemininoemmim.blogspot.com.

Com o vereador Arnaldo Godoy por ocasião do lançamento do livro Pérolas Essenciais de Márcia Francisco.

Com sua filha Gabriela no lançamento do livro

Pérolas Essenciais de Márcia Francisco.

E quando pedimos a nossa entrevistada que se descrevesse e deixasse um recado para os leitores da Revista Digital Tendência Inclusiva, Márcia nos disse: Sou jornalista, escritora, cantora, filha e mãe, amo artes, em especial música, culinária e artesanato, gosto de atuar na minha profissão, exercito a fé na lida diária com o mundo real e a compreensão de um universo que se instala nas entrelinhas do que nos apresenta à primeira visão, ou seja, a busca da essência, neste caminho contínuo de parcerias e trocas, perdas e ganhos, ilusões e verdades que cada um tem dentro de si. Aos leitores da Revista Digital Tendência Inclusiva, meus parabéns! Pois, o olhar atento ao que Adriana Buzelin garimpa nos torna melhores a cada leitura. No mais, forte abraço de luz, minha gratidão e Inclusão, sempre! 

 

 

Blog: www.eficienciaespecial.blogspot.com

Fotos cedidas pelo entrevistado

 

por Adriana Buzelin em 25/12/2015

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020