• Tendência Inclusiva

OS MISTÉRIOS DA VAIDADE HUMANA por Natale Gontijo


Nos dias atuais, em uma sociedade altamente competitiva, a saúde e a beleza física tornaram-se fatores determinantes, não só no aspecto profissional como para uma melhor integração nos diferentes grupos sociais, o que resultou em um aumento da procura pela cirurgia plástica. É importante cada vez mais, sobretudo diante da banalização e da má compreensão de uma medicina de excelência, que a boa qualidade deste campo do conhecimento humano seja adequadamente exposta. Com esse propósito, eu juntamente com Dr. Charles Sá, especialistas em cirurgia plástica com 20 anos de experiência nesta área, resolvemos escrever o livro “Os mistérios da Vaidade Humana”.

O livro começa com o foco na vaidade humana, o conceito de beleza, a crise da autoestima, os dois ramos da cirurgia plástica – a reparadora e a estética – um breve histórico da especialidade no mundo e no Brasil, além de suas perspectivas na globalização e no terceiro milênio. Explica de forma simplificada o processo do envelhecimento, as teorias, os sinais, o medo, as primeiras marcas aos 30 anos de idade e os bons hábitos da velhice, a vaidade do homem moderno e a psique da beleza humana. O livro finaliza com informações práticas sobre as relações entre médicos e pacientes, os riscos calculados e as medidas de precaução, os remédios a tomar e os a suspender, quando, como e quais os conselhos a serem seguidos no uso da cirurgia plástica, além de uma descrição minuciosa sobre as suas diversas aplicações: na face, pálpebras, orelhas, nariz, abdômen ou barriga, coxas, braços, mamas, dentre outras explicações.

“Os Mistérios da Vaidade Humana” é um guia de boa qualidade para que o paciente esteja mais bem preparado para compreender os benefícios da cirurgia plástica e poder se utilizar deles. Uma linguagem simples e esclarecedora foi utilizada para o fácil entendimento sobre a relação médico- paciente, os riscos e, sobretudo, todos os cuidados que o paciente deverá ter ao procurar o médico que fará sua cirurgia plástica. Assim, o paciente poderá se beneficiar de forma plena e segura da cirurgia plástica.

Além da contribuição social da cirurgia plástica, a obra discute a pressão atual pela magreza, a mudança do conceito de beleza ao longo dos tempos, o narcisismo e as visões da mitologia e da psicanálise sobre o tema. A abordagem ao mesmo tempo complexa e cuidadosa rendeu elogios do meu mestre, o cirurgião plástico Ivo Pitanguy e do escritor Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), que assinam os prefácios.

Com isso, buscamos mostrar que a cirurgia plástica surgiu como um avanço da medicina para proporcionar ao homem o direito de corrigir anormalidades e de melhorar dotes físicos. Assim, ele se sentirá melhor consigo mesmo e mais confiante na sua capacidade, elevando sua autoestima e podendo interferir inclusive na sua carreira profissional. Segundo um estudo americano relacionado a economia, os melhores salários nos Estados Unidos são dados aos profissionais que demonstram ser mais jovens e de boa aparência.

Podemos concluir que, quando bem indicada e bem realizada, a cirurgia plástica ajuda na busca de uma vida plena de autoconfiança e satisfação pessoal. - Natale Gontijo

Natale Gontijo é assistente direta do cirurgião plástico Ivo Pitanguy há 16 anos e pesquisadora-chefe do Instituto Ivo Pitanguy, onde desenvolve pesquisa de ponta em sua área de atuação. É também sócia da Clínica Performa. Membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), coordena o Curso Integrado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Rio de Janeiro. É professora convidada da cadeira de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Além de autora de mais de uma dezena de artigos em revistas médicas nacionais e internacionais e capítulos de livros científicos, é fundadora da Sociedade Brasileira de Queimadura e integrante da ONG “Operation Smiles”.


#licialima

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020