• Tendência Inclusiva

GUIA DE ACESSIBILIDADE CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO


Em comemoração ao dia 03 de dezembro, dia internacional da pessoa com deficiência, o Instituto Mara Gabrilli lança em São Paulo: 2ª edição do Guia de Acessibilidade Cultural. Cerca de 2,7 milhões de paulistanos tem algum tipo de deficiência, que gostam de cultura e lazer.

São 300 páginas listando 252 opções de acessibilidade para teatros, museus, cinemas, parques, bibliotecas e centros culturais. O mesmo tem versões em cd, com áudio descrição e impressos. Distribuição gratuita nos próprios espaços culturais e órgãos públicos. Conta também com uma versão virtual pelo link: www.acessibilidadecultural.com.br

O lançamento aconteceu no dia 05 de dezembro, no espaço Cine Sabesp, que faz parte do guia de acessibilidade. Entre os presentes, destaque para: Roberto Belleza, Linamara Rizzo Battistella, Billy Saga, arquiteta Thais Frota, Arthur Calasans (fotógrafo do guia), Kica de Castro, Adriano Levino, Marinalva de Almeida e a Miss Brasil cadeirante Caroline Marques.

Adriano Levino, que fez parte do casting do guia, destaque a importância para incentivar o turismo na cidade. Marinalva de Almeida, também esta entre as pessoas retratadas, atleta paralímpica e também modelo da agencia Kica de Castro, ressaltou que as pessoas com deficiência lutam pelos direitos e que gostam de sair para lazer: "As pessoas com deficiência precisam estar inseridas na sociedade como um todo, ter acesso a cultura permite a pessoa ir além, ter novas expectativas".

A primeira miss Brasil cadeirante, Caroline Marques, viu o lançamento com bons olhos: "Saber onde tem acessibilidade, já permite sair com maior tranquilidade de casa, sem medo de passar constrangimento. Que na próxima edição, tenham mais opções, o ideal é ter acessibilidade em todos os lugares, pois a pessoa com deficiência não pode ser excluída, ter várias opções é bom. Maravilhoso vai ser o dia em que São Paulo estiver 100% adaptada".

"Fico feliz em fazer parte do guia, mostrar com as imagens que acessibilidade esta presente em pontos culturais, que todos precisam ter acesso: os locais disponibilizar acessibilidade para o público com deficiência ocupar em maior demanda seu devido espaço na sociedade. O Guia é uma grande conquista, vamos todos juntos rumo a vitória" - palavras de Arthur Calasans.


#kicadecastro

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020