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DIETA E SUPLEMENTO


Coluna de Fernanda Coffers

As pessoas que praticam atividades físicas são na maioria das vezes alvo de propagandas que proclamam o consumo de suplementos.

Atividade física pode aumentar a necessidade de algumas vitaminas e sais minerais. De qualquer maneira, esta demanda pode ser suprida através de uma dieta equilibrada, que se constitui em uma variedade de alimentos.

Pessoas que apresentam índices baixos de vitaminas e sais minerais são aquelas que consomem dietas de baixa energia por longos períodos de tempo. Estas pessoas correm o risco de desenvolver uma deficiência subclínica de nutrientes.

Embora a suplementação de vitaminas e sais minerais possa melhorar a condição nutricional desta pessoa, não há evidência científica que comprove que o uso generalizado destes suplementos possa melhorar a desempenho de um atleta que tem uma dieta pobre em nutrientes, por exemplo.

Vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como reguladores de proteína, carboidrato e metabolizam gordura. Embora vitaminas sejam necessárias para transformar o potencial energético dos alimentos em energia química para o trabalho, elas não são fontes de energia.

Minerais são elementos inorgânicos e atuam como “co factors” para enzimas que influenciam todos os aspectos do metabolismo da energia. Minerais não são fontes de energia.

Atente-se a sua alimentação e, antes de adicionar suplementos a sua dieta, consulte um (a) nutricionista.

Fernanda Coffers



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