• Tendência Inclusiva

FUI CONTRATADO, O QUE FAZER?


Coluna de Rodrigo Anunciato

Depois de muita obstinação e persistência, eis que chegou o tão sonhado momento de ser contratado pela empresa que você sonhava.

Esse é um momento que deve ser comemorado, mas também é decisivo para que tudo transcorra como você e a empresa esperam.

Você sabe como se preparar para os primeiros dias na empresa?

O primeiro passo para essa preparação se dá através do conhecimento que você possui sobre a empresa. Aspectos que envolvam a visão, a missão e os valores de companhia são fundamentais, mas também é importante conhecer como a empresa se posiciona no mercado, qual a imagem e a posição que ela possui na sociedade, ou mesmo o nível de satisfação dos clientes sobre a atuação da empresa.

Uma dica para essa etapa é buscar referências na internet, ou mesmo conversar com amigos ou ex-colaboradores que tenham atuado na organização, porém tenha cuidado para não se envolver demais com o que ouvir. Extraia da conversa apenas aquilo que considerar informativo e não necessariamente a percepção dessas pessoas. Lembre-se que você terá a possibilidade de vivenciar o dia a dia da empresa e assim construir sua própria visão sobre ela.

Outro aspecto importante para os primeiros dias na empresa envolve sua habilidade de observação. Aproveite os primeiros dias de trabalho para esclarecer eventuais dúvidas, conversar com profissionais que tenham mais tempo de atuação no local, visando definir quais são as habilidades profissionais que realmente importam para o funcionamento da organização.

Não se esqueça de que as regras de vestimenta, pontualidade e linguagem que você adotou para a fase de entrevistas continuam sendo extremamente importantes. Ao chegar ao novo ambiente de trabalho você será fortemente observado, mas isso deve ser visto como algo positivo por você, pois é a oportunidade de causar uma primeira boa impressão.

Você pode estar se perguntando: “O que faço com a minha timidez nesse momento?” – A resposta para isso é simples: a empresa o escolheu dentre outros candidatos por acreditar que você possui as habilidades necessárias para a função. Tenha isso em mente, evite se tornar invisível e procure cuidar bem de você nesse primeiro momento na organização. Dessa forma você se fortalece e ganha fôlego para superar os primeiros desafios.

Outra questão que você precisa conhecer envolve a forma que a empresa lida com celulares, rádios e o uso da internet. Muitas organizações entendem que o profissional deve investir seu tempo na empresa em suas atividades de trabalho e não em sua vida pessoal. Sendo assim, conhecer a política da companhia será de grande valia para você desde o primeiro dia.

Seja paciente. Não tente provar que sabe tudo nos primeiros dias, bem como evite fazer comparações entre o novo e o antigo emprego. Lembre-se: você está em outro ambiente e nada melhor que manter a mente aberta para que tudo aconteça conforme o planejado.

Segundo Daniel Pink, autor de vários livros, entre eles Motivação 3.0: “Quem tem autonomia no que faz, tem um propósito no que faz e ainda tem a oportunidade de encontrar excelência no que faz, encontra motivação própria para ser feliz e colher sucessos”.

Rodrigo Anunciato



© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020