• Tendência Inclusiva

MINHA RESILIÊNCIA AMIGA


Coluna de Angélica Falci

Termo emprestado da física e muito utilizado no contexto Psicológico. De acordo com a física significa: Propriedade dos materiais que acumulam energias quando são submetidos a um grande acumulo de estresse, sendo ou não danificados quando passa a tensão. E se tiver resiliência terá a capacidade de voltar ao seu normal.

Para nós que estudamos a área psíquica se trata de uma capacidade extraordinária de uma pessoa lidar bem com seus próprios problemas, de buscar soluções afim de vencer obstáculos, de não desintegrarem seu emocional perante as pressões, seja qual for a situação o qual se encontra.

Uma possibilidade incrível de tomar decisões sem o receio do que está por vir num futuro próximo. Mostra claramente o funcionamento de uma pessoa sob estado de pressão.

Portanto, do ponto de vista mental sabemos que a resiliência apresenta níveis e desenvolvimento particular. Existem pessoas com um padrão altíssimo, funcionam muito bem sob pressão, não ficam estremecido pelo excesso de stress e assim não perdem sua forma mental, seu controle emocional. E o que é melhor, mesmo depois de uma tempestade conseguem voltar com maior rapidez a calmaria interna. Realmente quem consegue este desenvolvimento alcança naturalmente melhor qualidade de vida.

Outros já apresentam maior dificuldade de voltarem a forma natural, alguns até mesmo adoecem emocionalmente depois de algum acontecimento mais intenso. São pessoas que ficam remoendo seus conflitos e angústias, apresentam muita dificuldade em resolver seus problemas e preferem adiar do que ter que passar pela tensão de algum momento mais exposto em seus relacionamentos.

Ser uma pessoa resiliente implica um treino, vontade de mudar e autoconhecimento.

Buscar ler sobre assuntos desta ordem, avaliar suas relações e sentimentos em momentos de conflitos, conversar a respeito com pessoas próximas sobre seu comportamento, realizar atividades terapêuticas e programas de estimulação motivacional são propostas que ajudam bastante uma pessoa se compreender melhor e encontrar de certa maneira a consciência sobre suas ações e reações, principalmente em momentos de explosões “vulcânicas”.

Quem não passa por estes momentos? Avalie seu comportamento sempre que possível e desenvolva cada vez mais seu potencial de resiliência. Não perca sua forma!

Angélica Falci



© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020