• Tendência Inclusiva

BRINQUEDOS INCLUSIVOS


Conforme pesquisas, estudos e até no dia-a-dia, é visível o quanto o brincar é importante para o desenvolvimento das crianças.

As brincadeiras desenvolvem questões de aspectos cognitivos, comportamentais, de socialização, de relacionamento interpessoal (a pessoa com a outra) e intrapessoal (ela com ela mesma). Nela podem ser trabalhadas questões de valores, ética, moral, convívio, cidadania e de regras.

O brincar é um dos instrumentos muito utilizado pelos psicólogos, psicopedagogos, professores, pedagogos, entre outros profissionais. Mas há um desafio: onde há brinquedos para trabalhar a inclusão e a acessibilidade? Há bonecos com deficiência para trabalhar a questão de identidade e a aceitação do seu próprio ‘Eu’, das crianças com deficiência?

Com este objetivo, mesmo com a crise econômica na qual o Brasil está passando, a T-Inclusa tenta incluir os bonecos ‘Tico e Teca’ e o ‘Marquinhos’ no mercado.

Mas também podemos pensar em outras didáticas e estratégias com o brincar ou através de esportes para a inclusão na escola e em outros grupos sociais da criança. Confiram nas próximas edições!

Até breve!


O boneco Marquinhos

#lucianekadomoto

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020