• Tendência Inclusiva

HARMONIZAR O CORPO COM O YOGA


Yoga é um caminho que nos ensina a harmonizar e equilíbrar corpo, mente e espírito possuindo várias vertentes e práticas que não se resumem apenas as práticas físicas.

Para Swami Niranjanananda Saraswati, mestre da linhagem Satyananda Yoga, a prática do Yoga começa pela prática do Pranayama, e não pelos asanas (posturas).

A prática de Pranayama consiste em técnicas de controle respiratório que atingem diretamente o sistema nervoso central nos proporcionando um estado de consciência e atenção profunda.

Portanto, o Yoga, para aqueles que perderam funções motoras, continua sendo uma ótima prática para se alcançar a paz, o equilíbrio e a direta conexão com seu ser.

Quanto mais eficiente for a distribuição da gravidade e quanto mais preciso for o alinhamento do corpo, claro que em parceria com a respiração, mais integrada será a sua prática mesmo sem função muscular.

Em outras palavras, a experiência energética que acontece quando se está precisamente alinhado em um asana, ultrapassa as rupturas de corpo e mente deixadas pela lesão do sistema nervoso central.

É válido lembrar aqui que os asanas são posturas que trabalham fluxos de energia em direcionamentos específicos, com intenções variadas, que afetam todos os sistemas do nosso corpo.

Estimular e trazer para a consciência estes sistemas mais sutis do nosso corpo é com certeza um enorme ganho para nós que vivenciamos muito mais nosso grosseiro*.

O que vemos por aí em termos de Yoga no mundo ocidental é uma visão equivocada que nos dá a impressão de que Yoga é uma prática meramente física e que para atingí-la precisa-se de muita flexibilidade e muita força muscular.

Não nos enganemos. O Yoga é um caminho de autoconhecimento, uma prática de auto observação e uma ótima maneira de nos sentirmos mais conectados e mais presentes

* grosseiro = corpo grosseiro: músculos e ossos (linguagem do Yoga)


#fernandacoffers

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020