• Tendência Inclusiva

AS DORES DO MUNDO


Um tempo que escutamos muito sobre a palavra Preconceito.

Você sabe o que significa?

Preconceito: é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente mediante seus registros pessoais e culturais.

Você pode mudar ou não este juízo pré-concebido mediante o avançar das informações.

Fala se muito e as vezes sem entendimento. Sabemos que quando emitimos qualquer opinião ou algum sentimento sem exame crítico e que possa promover a hostilidade ou o ódio coletivo são atitudes de preconceitos e que geralmente trazem diversas consequências. Associam-se danos físicos e emocionais.

Mas, se emito uma opinião, se posiciono com o que penso, posso cair numa situação de preconceito?

Sim. É um ciclo que pode ser iniciado mediante suas concepções ideológicas.

Por isso precisamos fazer um exame de consciência, de preferência perguntar a si mesmo: irei ferir o outro? Jogarei sobre alguém um fardo além do que ele muitas vezes já carrega?

O ideal é estarmos antenados para não julgarmos as questões raciais, sexuais e religiosas de forma inconsequente. "Posso não concordar, mas preciso aceitar o modo como o outro quer viver e acredita". A verdade do outro é intima e subjetiva.

O que assistimos hoje em dia são pessoas querendo impor a sua verdade e quem não compartilha está sendo inferiorizado, desqualificado, humilhado e assassinado. Onde vamos parar?

Num mundo onde o ódio está sendo constantemente mais incitado do que o Amor e as boas relações são frágeis cada vez mais. Um mundo onde as pessoas não podem posicionar o que pensam porque imediatamente serão rotulados / julgados ou incitaram o infortúnio coletivo.

E podemos falar até do inverso, com relação aqueles que não se posicionam e serão vistos como duvidosos. Que difícil viver assim! Um tempo o qual estamos sem referência de Ser.

Mas considero essencial: Não perca sua boa essência.

Vista-se do bem todos os dias e análise antes de falar. Reduza a intolerância. O radicalismo aumenta as dores do mundo.


#angelicafalci

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020