• Tendência Inclusiva

EMPRESAS SE ENGAJAM EM CAUSAS SOCIAIS VOLTADAS A DEFICIENTES


Imagine-se chegando sem automóvel a um shopping center localizado em uma das avenidas mais representativas do país em pleno horário de almoço de um dia útil. Imaginou?

Agora imagine esta mesma cena no estacionamento deste shopping center. Fácil encontrar uma vaga especial disponível?

Provavelmente sua resposta foi negativa, pois infelizmente estudos apontam que de cada quatro vagas especiais, três são ocupadas ilegalmente por motoristas que simplesmente ignoram a utilização correta das vagas de estacionamento.

Segundo define a legislação, dois por cento das vagas dos estacionamentos são reservadas para uso exclusivo de pessoas com deficiência. Parece muito?

– Infelizmente não, pois segundo já abordei nesta coluna, o último Censo do IBGE destaca que cerca de vinte e quatro por cento da população brasileira possui algum tipo de deficiência e sete por cento tem deficiência física.

Para conscientizar e engajar a população quanto à importância em respeitar essa e outras iniciativas, empresas vem se mobilizando no apoio à causa.

Um dos exemplos mais recentes envolve uma associação de tratamento e apoio aos deficientes, uma seguradora de automóveis e alguns shoppings centers de uma das cidades mais populosas do país.

A associação de tratamento criou a campanha, a seguradora mobilizou mais de mil e duzentos de seus profissionais a integrarem a ação de forma voluntária e os shoppings centers cederam o espaço para a realização da iniciativa.

Abordando pedestres e motoristas e orientando-os sobre a necessidade de respeitar as vagas reservadas às pessoas com deficiência, os voluntários distribuíram folhetos explicativos e adesivos da campanha.

O apoio à causa faz parte de um programa de treinamento desenvolvido pela empresa de seguros com o objetivo de abordar assuntos comportamentais alinhados ao planejamento estratégico e valores da companhia, sempre de forma lúdica e vivencial.

O incentivo visa difundir a acessibilidade, fortalecer a parceria com associações de apoio aos deficientes e estimular o trabalho em equipe entre os colaboradores.

Vale sempre lembrar que para estacionar nas vagas reservadas é obrigatório o uso do cartão DeFis, deixando-o sempre visível na parte superior do painel do veículo. O cartão pode ser adquirido gratuitamente e para mais informações, basta consultar a página da Secretaria Municipal de Transportes de sua cidade.

Dessa forma, as organizações acreditam que conseguirão alinhar seus valores, os anseios de seus colaboradores e os da sociedade.

Vamos perceber cada vez mais que esse movimento se tornará relevante não apenas para o posicionamento das empresas, mas principalmente para que o profissional escolha por uma delas e permaneça engajado, consciente de que está realizando não apenas o seu trabalho, mas atuando por uma ou mais causas que vão muito mais além de um salário no final do mês.


#rodrigoanunciato

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020