• Tendência Inclusiva

CILADA MENTAL


Me chama à atenção e busco sempre tentar aprofundar nessas questões da mente.

O nosso amigo “cérebro” além de ser espetacular em seu funcionamento é também o nosso maior protetor para não cairmos em ciladas. Mas o córtex cerebral além de considerar que está nos protegendo, pode também nos reter.

O que ocorre é que nem sempre conseguimos fazer uma leitura adequada das informações que chegam em nossos pensamentos e corremos forte risco de cair nos extremos. E em muitos casos paralisar o desenvolvimento adequado de nossas ações e objetivos.

Vou explicar de forma mais clara: Toda vez que passamos por situações difíceis e/ou traumáticas temos a sensação da repetição, o mecanismo de alerta fica acionado. Precisa então, ser equilibrado para não chegar à exaustão mental.

Com este estado em alerta damos vazão ao que é considerado síndrome do pensamento acelerado. Processo que torna as pessoas mais ansiosas, muito agitadas, com negativismo acirrado e muito medo de tentar ou arriscar algo novo pelo receio de algo ruim ocorrer novamente.

Evidente que todos nossos registros, sejam bons ou ruins ficam armazenados. Precisamos transforma-los e a considerar o lado bom de cada situação. Por mais distante e doloroso que seja, sempre encontramos melhores motivos e meios para compreender, claro que nem todos estão abertos a esta reflexão.

Mas percebo o quanto a nossa mente agradece, até mesmo hormonalmente. Realiza o equilíbrio do corpo e mente quando alguém consegue entrar em stress, mas sair o mais rápido que conseguir.

Em muitos casos é importante que a pessoa tenha sim sua prevenção psicológica mais ativa, principalmente com relação aos erros que precisam ser evitados, mas com relação aquilo o qual não temos o poder de saber ou deter temos que aprender a relaxar e a evitar o pensamento “sombrio”.

Pois este pensamento tem sim o poder real de te parar, ele cresce com erva daninha a ponto de barrar seu desenvolvimento em todas as áreas. Busque formas para relaxar pois a nossa homeostase não tem preço.

As ciladas mentais são aquelas que você passa a considerar e até mesmo enraizar, mas nenhum benefício te remete. Avalie!


#angelicafalci

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020