• Tendência Inclusiva

O ESPELHO REFLETE QUEM VOCÊ É OU QUEM OS OUTROS GOSTARIAM QUE VOCÊ FOSSE?


Outro dia, observando fotos antigas, surgiu-me a pergunta que dá título ao texto (pois acho que fotos são a imagem refletida no espelho para sempre). Pensei como me enxergava diferente do que estava na foto, de como as pessoas falavam que eu era e de como enxergo aquela imagem hoje. Que loucura!

Explicando: quando olhamos no espelho, não enxergamos realmente o que está refletido com os “nossos olhos”. Ao olharmos no espelho, levamos uma carga de tudo o que o mundo exterior cobra da gente, de todos os padrões estéticos vigentes. E nessa “onda”, frequentemente somos cruéis: postamo-nos à frente do espelho olhando cada milímetro do cabelo, dos dentes, do nariz, dos braços, da barriguinha... E em um minuto, já estamos lá, nos criticando. Algumas pessoas até “pedem divórcio” do espelho ou das câmeras.

Minha dica é: mire-se, encare-se e tente (ao menos tente) admirar-se, e esqueça frases como:

  • Seu nariz é grande!

  • Você está muito gorda/magra!

  • Seu cabelo está péssimo!...

... E por aí vai.

Eu passei a me sentir muito melhor comigo mesma e com a autoestima elevada quando aprendi a mirar-me sem imaginar o que os outros vão pensar. Claro que não é uma tarefa fácil. É um exercício diário procurar belezas, pontos de destaque no seu rosto e corpo, e não defeitos, cheios de pré-julgamentos alheios.

Pois bem. Ao colocar em prática esse exercício, nos conhecemos melhor, e acabamos sendo mais assertivos na escolha do nosso guarda roupas (e acabamos economizando também). E também passamos a ter uma postura mais segura. Consequentemente, somos mais felizes.


#rafacoelho

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020