• Tendência Inclusiva

FEMINICES INCLUSIVAS


No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data, considerada uma grande conquista da humanidade, veio em resposta à luta incessante de mulheres que queriam ter seus direitos respeitados. Questões como a busca por melhores condições de trabalho, direito ao voto e até mesmo o direito a ingressar em uma universidade fizeram, e ainda fazem, parte da história de luta das mulheres há séculos. Hoje, alguns destes direitos estão garantidos, mas é claro que ainda há muito a ser conquistado.

Apesar de representar um momento de quebra de paradigmas, a data simbólica não serve apenas para falar de direitos e deveres. É também o momento propício para a mulher praticar o autocuidado. Ser vaidosa, cuidar da saúde e preocupar-se com o próprio bem-estar são atitudes importantes para se conquistar melhor qualidade de vida, além de elevar a autoestima.

Infelizmente, quando falamos de serviços para mulheres, um fator nos chama a atenção. Quase sempre nos esquecemos de uma parcela da população que também consome e deseja frequentar lugares públicos com autonomia, mas nem sempre consegue. Seja por falta de acessibilidade ou por apenas desconhecerem locais acessíveis: as mulheres com deficiência. Para quebrar algumas barreiras e mostrar que existe um universo de serviços a ser explorado, a equipe do Biomob, liderada por Valmir de Souza, saiu às ruas e avaliou alguns estabelecimentos comerciais, indicados e aprovados por consumidoras com deficiência. Foram listados 7 serviços diferentes:

Pet Shop

Selma Rodreguero tem uma rotina agitada. Acorda cedo, cuida da casa, vai para a reabilitação e em seguida para o trabalho. Mesmo com toda essa correria, ela ainda arruma tempo para tratar de seus grandes amores: o Preto e o Porquinho, dois gatos adotivos, que ela cuida como se fossem filhos. Como cadeirante, ela precisa de um lugar que esteja adequado às suas necessidades e encontrou uma clínica veterinária acessível.


A Clínica Vila Mariana é ampla, com rampa na entrada e banheiros acessíveis. Além de acessibilidade para as pessoas com deficiência, a veterinária Danutta De las Cuevas, responsável pela clínica, tem a intenção de adaptar o espaço para receber animais com deficiência: “Se a gente precisar, por exemplo, receber um cão labrador aqui na Clínica e tiver que carregá-lo nos braços, fica muito difícil. Por isso, nossa ideia é facilitar o acesso para receber os animais com conforto e total segurança”, comenta Danutta.

Diana Sabbag também leva seus filhotes ao pet shop. Ela é cadeirante e se sente muito acolhida na clínica.

Endereço: Rua José Antônio Coelho, 372 - Sao Paulo. Telefone: 5083- 1509.


Motel

Eliane Vieira comenta emocionada uma experiência que teve há alguns anos. Ela estava conhecendo um rapaz e, já no primeiro encontro, percebeu que ele tinha feito uma pesquisa com todos os estabelecimentos que pudessem recebê-la, incluindo um motel. “Foi ele quem descobriu o motel e me levou. Quando cheguei, foi uma grande surpresa. Senti-me respeitada nas minhas limitações. Tenho um grande carinho por ele, por ter me levado a um lugar onde não me sentia tão limitada”.


A suíte 20 do motel Belle é totalmente pensada para a pessoa com deficiência. Ela possuiu uma garagem ampla, que facilita a montagem da cadeira de rodas. Não existem degraus no quarto, o que facilita a locomoção. A cama, o vaso sanitário e a ducha possuem barras para a transferência da cadeira de rodas.

Site: http://motelbelle.com.br/


Centro de Depilação

Vaidosa, Paula Ferrari gosta de cuidar da aparência. Além de consultora de vendas, ela também é modelo inclusivo e precisa estar sempre bem com o espelho. Como ela tem uma rotina corrida, investiu na depilação definitiva. Quando escolheu o Espaço Laser, ainda não era deficiente e, por isso, não teve preocupação com o acesso. Alguns meses depois, no entanto, ela teve um quadro inflamatório (mielite) e acessibilidade passou a ser ponto fundamental. Segundo Paula, as duas unidades da clínica que ela conheceu são acessíveis (Tatuapé e Móoca). No Tatuapé a unidade é ampla e a sala de depilação também. As profissionais são treinadas e auxiliam no que for preciso.

Site: www.espacolaser.com.br


Lojas de produtos para pessoas com deficiência

A Cavenaghi é uma loja que vende equipamentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Conta com estacionamento amplo e possui profissionais que ficam de prontidão para auxiliar o cadeirante no desembarque e o cliente pode utilizar cadeira de rodas emprestada pela loja, se precisar. Os banheiros são acessíveis e disponibilizam trocadores. Toda a equipe é treinada periodicamente para atender as diferentes necessidades de seus clientes. A Cavenaghi também oferece um serviço de consultoria personalizado para quem não pode se locomover até a loja física. Um profissional especializado vai ao local indicado pelo cliente e faz o trabalho de adaptação e indicação de equipamentos.

Site: www.cavenaghi.com.br.

Sex Shop

Sexualidade deixa de ser tabu quando se conhece o Sex Shop Doce Sensualidade. Localizado no piso térreo, o que já não é comum, conta com um balcão removível, que pode ser reorganizado permitindo assim, a passagem da cadeira de rodas. A proposta da sexóloga Thais Plaza, dona do local é bastante cativante. “Aqui, nós gostamos de superar as expectativas das pessoas e entendemos que cada uma delas tem um mundo dentro de si. Por isso não seguimos um atendimento de Sex Shop padrão e procuramos sempre atender cada pessoa individualmente”.

Thais tinha uma amiga tetraplégica que não se sentia confortável com sua condição física. A cadeirante não acreditava que fosse capaz de sentir prazer. Na época, Thais foi atrás de ferramentas para ajudá-la a se redescobrir e percebeu que o prazer sexual não está apenas no genital, mas no corpo como um todo. “Alcançar a sexualidade plena é conseguir ter prazer com o corpo que você tem, respeitando suas limitações. Minha amiga, por exemplo, tinha a audição super aguçada e começamos a trabalhar seu imaginário e suas fantasias. Além disso utilizamos anéis penianos para estimular outras regiões do corpo dela, como o pescoço, a orelha. Ela descobriu um mundo de possibilidades para se obter prazer”, comenta Thais.


Para conhecer um pouco mais do trabalho de Thais Plaza e fazer uma visita ao Sex Shop Doce Sensualidade é importante agendar com antecedência. Assim, a profissional poderá oferecer atendimento personalizado.

Site: www.docesensualidade.com.br

Moda

Silvia Cristina mora no Centro de São Paulo, é cadeirante e possui uma vida completamente independente. Ela comenta que certa vez entrou numa loja para experimentar uma blusa e o banheiro acessível não tinha espelho. “Como posso ver o caimento da roupa?”, questionou Silvia com a gerente, que foi bastante solícita e providenciou as adaptações necessárias em prazo recorde. “A partir do momento que alguém reivindicou, eles rapidamente adaptaram. Isso foi muito bacana!”, comenta Sílvia.

Loja Eskala: Rua São Bento, 259. Telefone: (11) 3242-9240


Farmácia

Outra sugestão de Sílvia é a Drogaria Campeã. Segundo ela, após passar um constrangimento no local, - sua cadeira não passava por entre as gôndolas-, ela reclamou e eles reorganizaram o espaço. Além disso, fizeram uma guia rebaixada para que ela pudesse entrar e sair com autonomia.

Drogarias Campeã: www.drogarias.campea.com.br

Sobre o Biomob

O aplicativo Biomob (www.facebook.com/biomobguia) é uma iniciativa da Bio+, empresa que atua para melhorar o bem-estar das pessoas com deficiência. Em síntese, é um guia e vistoriador da acessibilidade de locais públicos e estabelecimentos comerciais. A equipe faz avaliações presenciais com base na norma NBR 9050, atribui notas de 0 a 5 e registra fotos de todos os itens de acessibilidade (calçada, entrada, banheiro adaptado, sinalizações etc). O aplicativo é gratuito para os usuários e também para as empresas que quiserem incluir seus estabelecimentos, desde que apresentem um nível mínimo de acessibilidade.

Para baixar o Biomob, basta acessar a loja virtual do GooglePlay:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.biomob&hl=pt_BR

Sílvio Carvalho

#silviocarvalho

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020