• Tendência Inclusiva

TRÁFICO DE ANIMAIS. CRUELDADE SEM LIMITES.



Nesta edição, retrato uma situação que choca e entristece, mas abordo também o trabalho de resgate destes seres sofridos e que merecem a liberdade e o respeito dentro do seu habitat.

A realidade é dolorosa, pois 1 em cada 10 aves sobrevivem ao tráfico de animais.


O comércio ilegal de animais é ilícito, cruel e lucrativo. Lucro com base no sofrimento e desejo de alguns, que querem ter bichos de estimação exóticos.

‘’Devido à grande diversidade da fauna brasileira, o Brasil é um dos principais alvos de comerciantes ilegais (traficantes) que movimentam bilhões de dólares em todo o mundo. Somente em 1982, mil araras-azuis foram retiradas ilegalmente do país.’’ - fonte: Invivo.fiocruz.br

Animais selvagens ficam a mercê de alojamentos inadequados que torturam, machucam e levam à morte.



O retrato de aves livres na natureza em contraste com a crueldade de araras presas sob o tráfico.

Com o objetivo de salvar animais em situação degradante, existem grupos e voluntários do bem. Atualmente, no Brasil e em todo mundo existem trabalho de várias pessoas, ONGS e Órgãos que tem a bela missão de proteger e amparar.

Foi pesquisando no Google que encontrei a ONG Arca de Noé, um criadouro que abriga animais silvestres que foram resgatados pelo IBAMA, Patrulha Ambiental ou Brigada Militar do tráfico de animais.

"A Arca de Noé conta com várias espécies de macacos e um grande número de tartarugas, lagartos, algumas aves e outros animais. Atualmente, o projeto Arca de Noé está voltado para a preservação e estudo dos animais, com propostas de educação ambiental para crianças do município. O criadouro também abriu suas portas para pesquisas realizadas por universidades da UNISIINOS, PUC e UFRGS que desenvolvem trabalhos científicos no local."


Foto extraída do Blog arcadenoe1

Para entender melhor o trabalho deles, se informar e contribuir acesse o site: http://arcadenoeonline.blogspot.com.br/

É Crime!

A Constituição Brasileira diz que o governo e a sociedade devem dividir a responsabilidade pela preservação e conservação da natureza. Assim, para cumprir o seu papel, cada pessoa deve ter uma conduta responsável e consciente sobre possíveis impactos ambientais.

Ao se deparar com tráfico você deve denunciar. Denunciando você estará contribuindo para que esta crueldade diminua.

O IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil. É de extrema importância para a preservação e manutenção do Meio Ambiente no Brasil. Ele atua de forma eficiente para a preservação de nossas matas, florestas, rios, fauna e recursos naturais diversos. Sem a atuação deste órgão, poderíamos ter um país devastado do ponto de vista ambiental.

Tem como principais funções e atribuições:

- Atua em território nacional com poder de polícia ambiental;

- Executa ações de meio ambiente que fazem parte das políticas nacionais;

- Atua na área de licenciamento ambiental;

- Faz o controle de qualidade ambiental;

- Fiscaliza e autoriza a utlização de recursos naturais;

- Faz o controle e monitoramente ambiental;

- Edita normas e padrões de qualidade ambiental;

- Realiza e executa campanhas educacionais voltadas para a preservação do meio ambiente;

- Elabora sistemas de informações relacionadas ao meio ambiente.

Acesse: http://www.ibama.gov.br/servicos/como-denunciar


"Matar animais por esporte, prazer, aventura e por suas peles, é um fenômeno que é ao mesmo tempo cruel e repugnante . Não há justificativa na satisfação de uma brutalidade dessas." Dalai Lama (1935)

Lícia Lima

#licialima

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020