• Tendência Inclusiva

EU TENHO DOR DE CABEÇA! E AGORA?


Algumas pessoas têm me perguntado o que eu posso fazer para ajudá-las com as dores de cabeça. E eu respondo: “MUITA COISA!! EU VOU CUIDAR DA SUA COLUNA E AJUDAR A REDUZIR SUAS DORES!”

Como já mencionei antes, encontrei a quiropraxia porque sentia dores de cabeça diárias. Foram apenas 15 anos de dor ininterrupta! (E, pra quem não percebeu, estou sendo sarcástico).


É importante buscar ajuda, pois a nossa qualidade de vida é muito afetada quando sentimos dores. Conheça 2 dos principais tipos de dor de cabeça pra saber que tipo de ajuda buscar.

  • DOR DE CABEÇA TENSIONAL

É uma dor causada pela tensão dos músculos do pescoço, couro cabeludo e ombros, que acabam por afetar a mecânica da coluna cervical. Nesse caso, a massagem pode ajudar, e normalmente alivia bastante a dor. A grande questão é que a real causa desse sintoma de dor pode ser um problema mecânico e, assim como a história do ovo e da galinha, não se sabe o que vem primeiro: o problema mecânico e depois a contração muscular, ou a contração muscular e depois o problema mecânico. Sua característica é sensação de aperto ou pressão na cabeça, que normalmente começa na região da nuca, passando pela região da fonte, topo da cabeça e seguindo em direção aos olhos, como se a pessoa estivesse usando um capacete muito apertado. Normalmente remédios como aspirinas resolvem o sintoma, mas não necessariamente resolvem o sintoma.

  • ENXAQUECA

A medicina entende hoje que a enxaqueca é considerada uma doença genética. Sua principal característica é a dor pulsátil, com sensação de aperto ou pressão nas regiões da fronte e têmporas. Em 60% dos pacientes a dor se apresenta apenas de um lado, de intensidade severa. A dor é tão forte que o paciente não consegue fazer suas atividades normais, podendo ficar por longos períodos afastado do trabalho. A dor começa leve e vai piorando, especialmente com atividade física, e duram de 4 a 72 horas quando não são tratadas. Alguns sintomas que podem se apresentar são náuseas, vômitos, irritabilidade à luz e ruídos. É bem comum que estes pacientes prefiram ficar isolados em quarto escuro, e, em alguns casos, o corpo dá alguns sinais de aviso do início da crise de enxaqueca (chama-se pródromo). Também é comum que alguns pacientes tenham aura, que é quando se enxergam pontos luminosos ou brilhantes, perda de uma parte do campo de visão.

DICAS PARA TODOS AS DORES DE CABEÇA

  • É claro que eu sendo quiropraxista penso que o primeiro passo é consultar um especialista. Temos treinamento para lhe orientar e tratar seu corpo da melhor forma. Normalmente o tratamento quiroprático traz alívio imediato, literalmente. Grande parte do que posso fazer por você nesse momento é orientá-lo, pois o resto ocorre no consultório. As seguintes dicas são para que você utilizar agora.

  • Primeiro, evite a automedicação. Se a sua dor se apresenta com frequência e você sente necessidade de usar remédios pra dor sempre, é preciso investigar. Caso haja contraindicação para o tratamento com quiropraxia, seu quiropraxista o encaminhará para um médico especialista. A experiência no consultório nos mostra que a maior parte das dores causadas no organismo estão ligadas a problemas na coluna. Caso suas dores tenham outras causas, é preciso consultar um médico especialista.

  • Segundo, use gelo. A crioterapia pode ser uma grande aliada no tratamento da dor, de forma natural. Mergulhe suas mãos em uma bacia com água e bastante gelo, por cerca de 7 minutos. Faça uma pausa de 7 minutos e repita este processo várias vezes até sentir melhora. Esse estímulo afeta centros neurológicos que causam analgesia da dor, aliviando os sintomas. A região entre o dedo polegar e o indicador é também uma região onde você pode aplicar diretamente cubos de gelo. Mas cuidado para não queimar sua pele com o gelo, ok?

  • Terceiro, procure manter uma rotina de atividades físicas e ter uma vida ativa. Os exercícios ajudam a manter o corpo funcionando bem e normalmente favorecem a manutenção de uma postura mais saudável. Se o exercício não piorar sua dor, pratique-o. Qualquer atividade é válida.

  • Quarto, em alguns casos, indicamos que os pacientes consultem com fisioterapeutas para uma avaliação. A fisioterapia é maravilhosa e pode ser usada para diversos fins. Para manter a coluna mais bem alinhada, pode-se optar pelo RPG, que busca reeducar a postura do paciente. É importante lembrar que uma consulta particular é diferente da consulta de convênio. Seria a mesma coisa comparar frequentar uma academia sem instrutor e contratar um personal trainer... os resultados são muito superiores. É um investimento na sua saúde e, pra que você tenha muito mais qualidade de vida, vale a pena!

Cley Jardeweski

Revisão: Sílvio Carvalho

#cleyjardeweski

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020