• Tendência Inclusiva

O SEU PRINCIPAL PODER!


Nesta edição, resolvi trazer um tema um pouco diferente para nossa conversa, sem perder o nosso foco no mercado de trabalho.

Tenho vivenciado muitas coisas nos últimos tempos, e uma das que mais tem chamado a minha atenção envolve o empreendedorismo.

Se esta palavra parece de longe apenas uma grande referência aos elementos da administração, de perto ela pode significar o seu principal poder.

Em meio a momentos de crise econômica e política, seja por falta de opção ou mesmo por acreditar que é possível viver e produzir valor através de suas habilidades, surgem diversos empreendedores no mercado.

Segundo a mais recente pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Brasil, praticamente quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.

No ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3% segundo o estudo, o maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%.

O estudo também revela que 56% dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade. Esse número sofreu uma queda em relação aos últimos anos e voltou ao mesmo patamar de 2007, quando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa entrou em vigor.

"Com a melhoria do ambiente legal no Brasil, presenciamos um "boom" no empreendedorismo. O aumento de incentivos influenciou o forte crescimento do empreendedorismo por oportunidade, que pode ter voltado a um patamar mais equilibrado quando comparado com o empreendedorismo por necessidade", diz o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Mas, o que leva empreendedores a realmente conquistarem seus objetivos?

Segundo Rafaela Cappai, atriz, bailarina, comunicadora e empreendedora criativa à frente da Espaçonave, o segredo do sucesso está em empreender com propósito, pois negócios focados apenas no lucro são “figurinhas repetidas”, que ninguém mais quer.

Você e eu sabemos que aí dentro de você existem milhões de sonhos, vontades e habilidades esperando a hora certa para virem à tona, e a notícia que tenho para você é que não existe a hora certa, existe a ação. Ela é quem nos coloca em movimento e nos possibilita aprender, mesmo que sem ainda a total clareza de onde vamos chegar.

Por isso, se a sua vontade é de produzir, gerar valor para o mundo e para si mesmo e ganhar espaço para colocar suas habilidades a serviço de algo maior, parabéns! Você acaba de encontrar-se com o empreendedorismo, seu principal poder.


Mas e os profissionais que atuam dentro das empresas, como ficam?

Pois bem. Tenho mais uma notícia para você!

Existe uma variável do empreendedorismo, chamada de intraempreendedorismo. Este termo é a versão em português da expressão “intrapreneur”, que significa empreendedor interno, ou empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida.

Muitas vezes o termo pode assustar, mas a verdade é que intraempreender é muito mais que desempenhar bem o seu papel na organização.

Olhar para “fora da caixa”, com a liberdade de exercer as suas próprias ideias tendo a oportunidade de fazer diferença significativa no resultado das organizações é a chave para esta atitude cada vez mais cobiçada pelas empresas.

Com isso podemos perceber que empreender ou intraempreender tem a mesma essência, pois são ações com propósito e significado que compartilham valor e podem modificar pessoas, processos, mercado e resultados.

Se de alguma forma você se identificou com este tema, vou te dar um conselho; acredite em você e siga em frente!

Existem diversos meios de empreender. Encontre o seu.


Rodrigo Anunciato é redator da Tendência Inclusiva. Bacharel em Comunicação Social. Master of Business Administration em Recursos Humanos. Gerente de Soluções e Projetos da área de Gestão & Talentos da GS&MD-Ebeltoft Brasil. Atualmente é responsável pela gestão de soluções, condução de ações de desenvolvimento de metodologias, conteúdos e gestão de projetos para o setor de varejo e internacional. Há mais de 10 anos no setor de recursos humanos sendo os últimos 6 anos na GS&MD-Gouvêa de Souza.

rodrigo.anunciato@terra.com.br

#rodrigoanunciato

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020