• Tendência Inclusiva

OS SENTIDOS


Os sentidos, ou a faculdade que têm o homem e os animais de receberem as impressões externas por meio de certos órgãos, despertam a identificação e a leitura das coisas que nos rodeiam.

No mundo das artes é fundamental ao artista uma sensibilidade apurada para buscar a criação. Mas para estimular as pessoas a perceberem com os sentidos do corpo, se ensina através das artes como adquirir a sensibilidade. Por meio de atividades e exercícios de percepção, observação e análise. Que ajudam todos, inclusive quem tem necessidades especiais, a sentir o mundo real e o mundo fictício.

O exemplo, um exercício prático é sentir a forma, o odor, a textura e a cor da fruta “laranja”. Ela tem variação nas cores, no cheiro, na superfície e no formato.

Este e inúmeros exercícios auxiliam aqueles que procuram as diferenças para sentir e para criar. As artes fazem parte de um processo de crescimento importante de um ser humano.

Valorize as artes!



Francisco de Assis é Formado em Artes Plásticas, Belas Artes e Educação Artística e Filosofia. Especialista em Arte Educação, Barroco Mineiro e Estudos Africanos e Afrobrasileiros. Educador, Desenhista, Escultor, Arte Educador Inclusivo.

fdeassis@uai.com.br

#franciscodeassis

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020