• Tendência Inclusiva

RECONHECENDO SEU PRÓPOSITO.


Estamos em pleno momento de transição.

Seja devido ao atual cenário político, econômico, social, ou mesmo por suas consequências, a realidade das organizações vem mudando drasticamente e deve mudar ainda mais nos próximos anos, mesmo com a tão aguardada retomada da economia.

As equipes de trabalho, antes inchadas e repletas de profissionais, dão cada vez mais lugar a times enxutos, multitarefas e que em muitos casos, vem trabalhando por vários para manter as empresas ativas.

Esse processo, marcado por inseguranças e incertezas, trouxe uma grande lição para todos nós: é possível fazer mais e melhor, mesmo na adversidade.

No entanto, para isso não basta apenas que as empresas garantam a manutenção dos empregos, algo cada vez mais fundamental no atual cenário devido às incertezas deste momento.

É preciso que cada profissional vá além e busque algo maior e que justifique seus esforços e empenhos para a conquista de resultados, pois caso contrário, a pressão cada vez maior pela excelência na execução acaba por desmotivar.

Joey Reiman, um dos maiores especialistas na área de liderança, marketing e inovação por propósitos e eleito pela revista Fast Company como uma das “100 pessoas que vão mudar o modo como o mundo pensa”, é autor de vários livros, dentre eles “Propósito - Por Que Ele Engaja Colaboradores, Constrói Marcas Fortes e Empresas Poderosas”.


Em uma de suas publicações, Reiman destaca seis lições sobre propósito:

1 – Propósito não é o que te tira da cama no meio da noite, é o que te faz sair da cama pela manhã.

2 – Marcas sem propósito fazem dinheiro, marcas com propósito fazem a diferença.

3 – Propósito transforma marcas em um significado maior. E se você não tem algum significado maior hoje, você não significará nada no futuro.

4 – Pessoas que procuram por um propósito não olham para o futuro, olham para o passado. Então, vá para trás para ir para frente.

5 – Propósito é um “porquê” e não um “o quê”.

6 – “Nunca se case com alguém que não é amigo do seu entusiasmo”.

Ter um propósito claro na vida é saber aonde se quer chegar e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.

Mas lembre-se: é somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao mercado, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele.

Pense nisso!


Rodrigo Anunciato é redator da Tendência Inclusiva. Bacharel em Comunicação Social. Master of Business Administration em Recursos Humanos. Gerente de Soluções e Projetos da área de Gestão & Talentos da GS&MD-Ebeltoft Brasil. Atualmente é responsável pela gestão de soluções, condução de ações de desenvolvimento de metodologias, conteúdos e gestão de projetos para o setor de varejo e internacional. Há mais de 10 anos no setor de recursos humanos sendo os últimos 6 anos na GS&MD-Gouvêa de Souza.

rodrigo.anunciato@terra.com.br

#rodrigoanunciato

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020