• Tendência Inclusiva

DEPRESSÃO E TRABALHO.


Hoje resolvi sair um pouco da caixa e escrever a respeito de um tema que vem ganhando cada vez mais importância no ambiente corporativo: a depressão.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou no último dia 10 de outubro, data em que é celebrado o Dia da Saúde Mental, uma campanha de conscientização sobre a doença.

Para se tiver uma ideia, a importância do assunto e o aumento dos casos têm sido tão grandes que a depressão será tema do Dia Mundial da Saúde em 2017.

De acordo com a organização, a depressão é uma doença que pode afetar qualquer pessoa, independente da idade, sexo ou condição social.

Entre os sintomas associados à depressão está a tristeza persistente, perda de interesse em atividades que normalmente gosta perda de energia, mudanças de apetite, ansiedade, diminuição da concentração, indecisão, inquietação, sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança, pensamentos de autoagressão ou suicídio.

Segundo especialistas, em geral a doença se estabelece silenciosamente e, de acordo com relatos, muitas vezes os primeiros sinais da depressão surgem no ambiente de trabalho.

Questões como a alta demanda de trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa, a dedicação exclusiva ao trabalho e o assédio moral, que abrange humilhações, perseguição e agressões verbais estão entre os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que a depressão está entre as 20 doenças que mais afastam trabalhadores do mercado de trabalho, ocupando o 8º lugar no ranking nacional. De janeiro a novembro de 2015, foram concedidos 60.435 benefícios de auxílio-doença por episódios depressivos e transtornos depressivos recorrentes no Brasil.

Se você nunca passou por isso, certamente conhece alguém que já esteve nessa situação.

Pense nisso!



Rodrigo Anunciato é redator da Tendência Inclusiva. Bacharel em Comunicação Social. Master of Business Administration em Recursos Humanos. Gerente de Soluções e Projetos da área de Gestão & Talentos da GS&MD-Ebeltoft Brasil. Atualmente é responsável pela gestão de soluções, condução de ações de desenvolvimento de metodologias, conteúdos e gestão de projetos para o setor de varejo e internacional. Há mais de 10 anos no setor de recursos humanos sendo os últimos 6 anos na GS&MD-Gouvêa de Souza.

rodrigo.anunciato@terra.com.br

#rodrigoanunciato

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020