• Tendência Inclusiva

UMA VISÃO DA NATUREZA AMPLA E SUFOCADA PELO HOMEM.



Antônio Fernando Anselmo é engenheiro, natural do estado do Rio de Janeiro e Roberta Chalub Riccio é assistente administrativo e também é natural do estado do Rio de Janeiro, mas além de terem vindo do mesmo estado, o que Antônio Fernando e Roberta tem em comum?

São dois cariocas que vivem em Minas, mas não para por ai: os dois são amantes da natureza e fazem em questão de retratá-la.

Roberta aproveita os finais de semana e feriados, para sair da rotina urbana e ir direto para uma cachoeira. Ela adora fotografar momentos sublimes junto com seu marido Ricardo e a cachorrinha Mel, companheira fiel em todos os passeios. Já Fernando Anselmo, como gosta de ser chamado, é um engenheiro que viaja muito à trabalho e não mede esforços para fotografar a natureza e os contrastes naturais de dentro do seu carro.


Foto de Fernando Anselmo tirada dentro do carro

pelo retrovisor em uma de suas viagens a trabalho.

Para Roberta, o contato com a natureza é uma faxina mental. Diante disso perguntei quais lugares já foi e que considera um ambiente mágico e bem preservado. Esta carioca, bem mineirinha, é categórica em citar o Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte-MG) e também a Serra do Funil (Rio Preto-MG). E acrescenta: é o meu mundo!


Um momento de reflexão e relaxamento em Ibitipoca – MG.

Lugar preferido e indicado por Roberta para limpar a mente.

Como o Parque Nacional de Itibioca é muito procurado, vale a pena conferir as regras, para que sua viagem seja bem planejada e pra que você tenha ciência da preservação do local.

A visitação no Parque é limitada a 300 (trezentas) pessoas por dia nos dias úteis e 800 (oitocentas) pessoas por dia aos sábados e domingos. Já nos feriados nacionais e/ou estaduais do Estado de Minas Gerais é aconselhado chegar cedo na reserva para garantir seu ingresso. Porém, infelizmente, não é permitida a entrada de animais de estimação no Parque Estadual do Ibitipoca e também a prática de esportes radicais dentro da reserva então é bom curtir mesmo a caminhada. Também não é possível reservar o camping dentro do parque, mas o acampamento é permitido na área delimitada próxima ao restaurante, porém o visual do parque é lindo e paz que ele transmite é imensa valendo à pena a visita.

A paixão do engenheiro Fernando é o pôr do sol. Ele sempre fotografa este momento magnífico quando está na rodovia ou junto à natureza, mas nem sempre é assim, pois até mesmo de dentro do aeroporto, ele não perde uma foto para a sua coleção. É a natureza em contrate com o concreto, que por sinal, o engenheiro conhece muito bem.


"Quando vejo uma cena que tenho certeza que não ver nunca mais, podendo, eu fotografo. Comecei as fotografar aos 12 anos e não parei mais." Fernando Anselmo


Aeroporto de Confins - MG

Foto: Fernando Anselmo

Também pedi que citasse um lugar cuja natureza é rica em beleza e exuberância, mas no qual o homem está destruindo. O engenheiro respondeu com pesar: Eu vi agora, na semana passada, no interior do Pará, em uma região próxima a Cumarú do Norte. A área está totalmente devastada pela extração do ouro. Um horror!

Em Unai, interior de Minas Gerais, o engenheiro um terreno, em vista de ter uma construção, deixaram 2 árvores inteiras. É a natureza sobrevivendo em um local que começa a ser urbanizado.


Porém ainda existem lugares onde a natureza se destaca com muita beleza. É o caso dos Ipês em meio aos prédios em Belo Horizonte fotografado por Fernando Anselmo.


Diante de tanta magia junto às cachoeiras e de fotos que demonstram, claramente, que as construções estão sufocando as belezas naturais, cabe a nós termos mais consciência de que o verde pede socorro.

Nesta seção da Revista Digital Tendência Inclusiva, a Bio Tendência, abordei vários assuntos ligados a criação de espaços para jardins e hortas dentro de lugares pequenos e chamei a atenção para os problemas sofridos pelo nosso planeta em relação á degradação do meio ambiente.

Mas o que nos resta? Restabelecer o equilíbrio entre a natureza e o urbanismo.

Nós podemos e devemos mudar o cenário crítico em que estamos vivendo, demonstrado pelo Fernando, para aproveitar os momentos de lazer e renovar as energias, como ainda faz a Roberta.


Terra, céu e mar.

Foto: Fernando Anselmo


Lícia Lima é Formada em Comunicação Social na área de Relações Públicas e Decoração de Interiores & Design de Móveis, é Gestora de Conteúdo de redes sociais e Artesã do Atelier Laço Canela by Lícia Lima.

Tem experiência como Produtora de Marketing em livro didático para ensino fundamental e fez parte do Conselho Editorial de uma editora infanto-juvenil. Fez teatro e trabalhou na coordenação de oficina de textos para crianças. Atua de forma indireta na proteção dos animais e administra 9 Comunidades no facebook, incluindo a co-administração das Fanpages Tendência Inclusiva e Procura-se (adoção de animais).

liciabhmg@yahoo.com.br

#licialima

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020