• Tendência Inclusiva

CORES E FORMAS NO NATAL!


A data em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus Cristo (o filho de Deus para os cristãos), 25 de dezembro, há séculos utiliza das artes para ornamentar as celebrações.

Os enfeites de natal no Brasil apresentam diversidades nas cores e formas. Os tons de cores mais utilizados são o branco, o vermelho e o verde. As formas usadas são os cones, as esferas e os cubos. Esta influência que os brasileiros adotaram vem dos Estados Unidos.

O vermelho simboliza o sangue de Cristo derramado na cruz, o branco a neve na região e o verde a vida nova. Nas formas o cone representa o pinheiro, as esferas as gotas solidificadas pelo frio nas pontas das folhas das árvores e os cubos os presentes. Estes são algumas das representações simbólicas que vemos no natal. Existem outras simbologias de origens europeias e orientais.

Através desta data há uma tendência inclusiva por parte de cidadãos que têm crença e quem não tem princípios religiosos. O ato de aproximação é explícito neste mês de dezembro na maioria dos países ocidentais, incluindo o Brasil.



Francisco de Assis é Formado em Artes Plásticas, Belas Artes e Educação Artística e Filosofia. Especialista em Arte Educação, Barroco Mineiro e Estudos Africanos e Afrobrasileiros. Educador, Desenhista, Escultor, Arte Educador Inclusivo.

fdeassis@uai.com.br

#franciscodeassis

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020