• Tendência Inclusiva

DORINA NOWILL: dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência visual!



Tendência Inclusiva visitou a Fundação Dorina Nowill para divulgar mais trabalhos de inclusão e acessibilidade às Pessoas com Deficiência Visual.

Edson Defendi, assessor dos serviços de apoio e inclusão, nos recepcionou e mostrou toda a história vivenciada construída pela nesta Fundação Dorina Nowill ao longo de seus 71 anos de história.


"A Fundação Dorina leva o nome de sua idealizadora, Dorina de Gouvêa Nowill. Mais do que uma fundação, ela deixou a oportunidade de viver com dignidade à pessoa com deficiência visual e, às pessoas que enxergam, uma lição de vida. Perseverança, caridade, resignação e paciência são as lições deixadas por esta paulista que enxergava o mundo com os olhos da alma."

Visitamos o ‘Centro de Memória da Fundação Dorina’, onde os ambientes começam em escuro e vão clareando, de acordo com a visibilidade da Pessoa com Deficiência Visual na sociedade. Lá conhecemos sobre o desenvolvimento de toda a tecnologia assistiva até chegar a softwares leitores de tela, recursos imprescindíveis para a inclusão das pessoas com deficiência visual que fazem a leitura verbal de textos no computador.

Também tivemos a oportunidade de conhecer a equipe. Lá na Fundação Dorina Dowill há toda uma equipe que atua no trabalho no Editorial Braille , que realiza a acessibilidade de informação para ao produzir

transformação de livros em tinta escritos para o braille. Todos os revisores são profissionais com deficiência visual, para garantir a qualidade importantes para a qualidade de todos os materiais produzidos em Braille, que além de livros, produz cardápios, relatórios e outros.

Os desenhos, tabelas, gráficos e tudo que há de imagens nos livros em tinta comuns são transformados em alto-relevo para que seja reconhecido através do tato e também são descritos. Tudo é transformado em placas que serão os moldes para a produção de cada livro em braille no processo de impressão gráfica.

No laboratório de trabalhos de audiodescrição de vídeos, livros e revistas tudo é gravado em CDs e depois ficam a disposição de clientes com deficiência visual são entregues aos destinatários, ficando um exemplar nos acervos da biblioteca circulante.

O trabalho de educação inclusiva para a habilitação e reabilitação, levada a cabo por uma equipe multidisciplinar que conta com trabalhos com Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Ortoptista, professor de orientação e mobilidade e professor de informática para utilização de tecnologia assistiva, atividade de vida diária e para empregabilidade.

A Fundação Dorina também desenvolve cursos de capacitação para ampliar o potencial de empregabilidade de pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho. Atualmente estão sendo oferecidos os cursos de Práticas Administrativas, Massoterapia, Atendimento ao Cliente e informática com ênfase no mercado de trabalho.

Além de todos os serviços, a Fundação Dorina Nowill oferece cursos com preços acessíveis de audiodescrição.

A Fundação também conta com um outlet, todo acessível. Lá também foi desenvolvida uma loja física, como um exemplo de acessibilidade para todos, onde existem vários produtos de grandes marcas com ótimos preços doadas pelas patrocinadoras que ‘abraçam’ a causa da Fundação Dorina Nowill.

O Centro de Memória está aberto abre todos os anos para visitas de escolas ou de quem estiver interessado em conhecer a Fundação Dorina Nowill e a história sobre a Pessoa com Deficiência Visual e sua representatividade na sociedade.

Se quiserem saber mais, visitem a página https://www.fundacaodorina.org.br/, façam

as doações, contribuam no que puderem.

Fundação Dorina Nowill

Local: Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • Vila Clemetino • CEP: 04037-001

São Paulo/SP Brasil

Fone: (11) 5087-0999

Fotos: Kica de Castro


Luciane Kadomoto é Psicóloga, pós-graduada em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela PUC SP, especialista em inclusão de Pessoas com Deficiência para o mercado de trabalho, docente do Senac Jundiaí, professora de Psicologia, Relações Humanas e inclusão em cursos de Administração, Orientadora e Consultora de educação inclusiva. Psicóloga Clínica. Atuante na área desde 2004.

kadomotolucianemidori@gmail.com

#lucianekadomoto

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020