• Tendência Inclusiva

MANIQUEÍSMO, VOCÊ SABE O QUE É?


1. rel dualismo religioso sincretista que se originou na Pérsia e foi amplamente difundido no Império Romano (sIII d.C. e IV d.C.), cuja doutrina consistia basicamente em afirmar a existência de um conflito cósmico entre o reino da luz (o Bem) e o das sombras (o Mal), em localizar a matéria e a carne no reino das sombras, e em afirmar que ao homem se impunha o dever de ajudar à vitória do Bem por meio de práticas ascéticas, esp. evitando a procriação e os alimentos de origem animal.

2. p.ext. qualquer visão do mundo que o divide em poderes opostos e incompatíveis. "admitir que os bons sejam sempre bons e os maus sempre maus é uma demonstração de maniqueísmo."

Algumas pessoas me perguntaram o que significa Maniqueísmo e porque eu uso tanto esta palavra em meus comentários. Creio que esta dúvida está também na cabeça de algumas outras pessoas e, assim, tomo a liberdade de publicar simples reflexões a respeito desta doutrina, sem qualquer pretensão de ser professoral ou "dono da verdade". São meras reflexões.

Como se vê na definição, o Maniqueísmo nasceu na Pérsia, há milhares de anos, porém no Século XXI incrivelmente o mundo se torna cada vez mais maniqueísta.

O pensamento maniqueísta está na base de toda a discriminação e ódio que divide as pessoas, porque parte do princípio absolutamente falso de que existem grupos que são do Bem e grupos que são do Mal. E, pior, cada grupo se considera do Bem e considera do Mal quem pensa ou é diferente dele.

Atinge todas as áreas da atividade humana, seja política, religiosa, esportista, artística etc.

Por exemplos:

* o meu time é o bom, o outro é uma porcaria. Isto justifica espancamentos e assassinatos por motivos fúteis: torcidas que se organizam para espancar adversários e não para promover a competição saudável, o "fair play", defendido pelo Barão de Cupertain, nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna.

* o meu Deus é o único verdadeiro e só terá salvação quem aderir a ele: então é nossa obrigação impor nosso Deus a toda a Humanidade. Se os outros resistirem, devemos fazer a guerra santa contra eles. Hoje se fala muito no Jihad, a guerra santa muçulmana, mas e as Cruzadas Católicas foram o que? E as Revoltas Protestantes que deixaram milhões de mortos na Europa? E o extermínio da religião indígena perpetrado pelos jesuítas na America Latina? E o massacre de religiosos Budistas perpetrado por ateus chineses? No Século XXI, isto é mais sutil: a "guerra" não é mais com as armas de fogo e sim com programas de televisão e fanatismos discriminatórios nas Redes Sociais. Não matam pessoas, matam individualidades, reputações. Religiões deveriam existir para unir os homens e não para separá-los.

* eu sou roqueiro e odeio música sertaneja. Ou eu sou sertanejo e odeio a música pop: Para que isto? Música é linguagem universal e em todos os gêneros musicais existem belas obras e obras ruins. A Arte foi feita para tocar emoções das pessoas, para uni-las em comunhão com o estético e não para criar grupos restritos que apenas valorizam o que sabem fazer.

* eu sou da Direita e detesto a Esquerda porque todo esquerdista é corrupto. Ou: eu sou da esquerda e odeio todo direitista porque ele é um explorador: Maniqueísmo puro e, pior, burro e fora de moda, porque esse conceito de esquerda e direita vem dos tempos da Revolução Francesa, pasmem, do século XVIII, época em que a tecnologia ainda era bebê. Depois foi ressuscitado pela Guerra Fria, outro maniqueísmo que colocava americanos contra soviéticos, irmãos contra irmãos.

Política foi feita para se chegar a entendimento e não para separar os homens.

De forma bem simplificada e resumida, Maniqueísmo é isto. É esta doutrina inventada por um persa há milhares de anos e que divide os seres humanos até hoje, levando a catástrofes inimagináveis como foi o Holocausto dos judeus e de outros povos.

Vamos jogar esta filosofia na lata do lixo da história e vamos criar uma Humanidade em que o amor e não o ódio ligue as pessoas.

Tarcísio Buzelin


#tarcisiobuzelin

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020