• Tendência Inclusiva

QUANDO UMA PESSOA FICA VELHA?


Na nossa sociedade é muito comum as pessoas mais velhas terem um sentimento de inutilidade e insatisfação com a idade. Isso se dá em função de valores culturais pejorativos associados à velhice. Sendo assim, muitas acabam tendo uma vida realmente esvaziada de sentidos. Ageismo é um termo que poucos conhecem, mas diz de um fenômeno extremamente presente. Significa preconceito com a idade. Algo que precisamos combater, pois inclusive os próprios idosos são portadores desse mal.

Uma forma de mudar esse cenário é buscar sua reserva de saúde, seus potenciais, a partir do que traz vitalidade. Afinal, ela não envelhece com o tempo e convive muito bem com limitações, doenças e costuma jogar a tristeza pro escanteio. A vitalidade é um motor que nos conecta à vida com alegria. É aquela vontade de participar do mundo, de fazer acontecer.

Pense em quem é hoje, reconhecendo limitações, mas principalmente localizando seus potenciais. Dê realce a eles e descubra formas de explorá-los com ações, atividades que irão dar um tom mais colorido aos seus dias.



Cecília Xavier é graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médias de Minas Gerais (2002). Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG, apresentando a dissertação de título: "Arranjos ocupacionais na aposentadoria de idosos saudáveis". Especialista em Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental pela UFMG. Realizou aperfeiçoamento em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona. Foi professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, onde uma das disciplinas ministradas foi sobre o desenvolvimento humano na velhice. Atualmente trabalha na FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), onde está implantando o 1o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) para os servidores da rede composta por 14 mil funcionários. Como projeto pessoal está estruturando um PPA virtual e investindo seus estudos e práticas na assistência a idosos. Também atende a mesma clientela em consultório particular desde o início da carreira.

www.facebook.com/trampolim60mais

trampolim60mais@gmail.com

#ceciliaxavier

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020