• Tendência Inclusiva

VOCÊ GUARDA SUAS EMOÇÕES NA GAVETA?


O quanto suas emoções influenciam diretamente sua produtividade? Você já parou para pensar nisso? – Se você respondeu não, acredite! A grande maioria não pensa nisso.

Com certeza você já ouviu alguém dizendo que “as questões pessoais devem ficar do lado de fora do trabalho”, mas isso não é algo tão simples.

Segundo Sigal Barsade, professora de administração da Wharton que estuda a influência das emoções no local de trabalho, “todos levam suas emoções para o trabalho. Levam seus cérebros para o trabalho. Levam suas emoções para o trabalho. Os sentimentos são fatores determinantes do desempenho. Eles determinam o comportamento e outros sentimentos. Pessoas são condutoras de emoções”.

Mas, se levar as emoções para onde quer que vá é um fato e não uma escolha, como podemos gerenciar nossas emoções no trabalho?

Ana Maria Rossi, diretora-presidente da International Stress Management Association (Isma- BR), explica que o autocontrole dessa emotividade é o primeiro passo para liderar melhor com as emoções no ambiente no trabalho.

Já Vera Martins, autora dos livros “Seja assertivo” e “Tenha calma” destaca que ao saber o que causa suas emoções negativas, e que tipos de sentimentos você enfrenta com mais frequência é preciso aceitar a emoção.

Além disso, também é importante identificar suas respostas automáticas atuais à situação como agitação, respiração ofegante, vermelhidão no rosto, etc.

A partir desses reconhecimentos, é possível substituir pensamentos, respostas físicas e verbais não produtivos por algo melhor. O caminho? - Focar em suas qualidades e habilidades, pois isso nos ajuda a tornar nossas emoções mais produtivas.

Ao agir assim, o cérebro relaxa e nos possibilita liberar nossa energia para aumentar o nível de atenção ao que estamos fazendo.

Por isso, a partir de agora, deixe de guardar seus sentimentos na gaveta investindo em você e no seu autoconhecimento.

Pense nisso e reinvente-se!



Rodrigo Anunciato é Bacharel em Comunicação Social. Master of Business Administration em Recursos Humanos. Gerente de Soluções e Projetos da área de Gestão & Talentos da GS&MD-Ebeltoft Brasil. Atualmente é responsável pela gestão de soluções, condução de ações de desenvolvimento de metodologias, conteúdos e gestão de projetos para o setor de varejo e internacional. Há mais de 10 anos no setor de recursos humanos sendo os últimos 6 anos na GS&MD-Gouvêa de Souza.

rodrigo.anunciato@terra.com.br

#rodrigoanunciato

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020