• Tendência Inclusiva

HOJE O DIA PEDE O ALECRIM!


E hoje o dia pede o alecrim! Principalmente quando estamos cansados, meio tristes, desanimados...

O alecrim é um pequeno sol no seu jardim. Sinto que ele aquece o coração, nos dá entusiasmo para seguir, ajuda no foco e na concentração.

É uma das minhas ervas prediletas... é uma planta linda, muito aromática e extremamente útil. Tem uma delicadeza especial no seu florescer e seu aroma realmente desperta uma alegria genuína. Lembra minha avó, ela tem 96 anos e seus olhos despertos são vibrantes e amam a vida... e eles me dizem, este é o segredo! Uma vida vivida...

Sozinho vale por uma farmácia medicinal e cosmética.

Estimulante, anti-espamódica, estomáquica, aperitiva, colagoga (excita a expulsão da bile), anti-reumática, anti-depressiva, emanagogo (faz vir a menstruação).

As lendas nos contam que suas flores eram brancas e ficaram azuis quando Nossa Senhora descansou com o menino Jesus à sua sombra na viagem de fuga para o Egito.

Esta planta só nasce nos jardins dos justos, também é símbolo do amor, da fidelidade e da felicidade. O alecrim colocado sobre as brasas desinfeta o ambiente de maus cheiros e, principalmente de maus fluídos.

Acredita–se desde tempos muito antigos que o alecrim estimula a memória, colocar alguns ramos desta erva em uma jarra d'água ajuda na concentração.

É a planta companheira da sálvia, atrai abelhas e repele a mosca da cenoura.

Na medicina alternativa é usada como tônico cardíaco e dores de cabeça. É fantástica para os rins e equilibra a pressão arterial. Além disso é utilizada nos estados de depressão, alivia dores reumáticas e auxilia na digestão.

Receita para aliviar o reumatismo que data do ano de 1235 e que se chama : Água da Rainha da Hungria

Prepare uma mistura de alecrim e outra de lavanda:

Misture 3 partes da tintura de alecrim com 1 parte da tintura de lavanda. Use o líquido para massagear as juntas doloridas.

Como fazer a Tintura?

  • 600ml(duas xícaras e meia) de álcool de cereais

  • 40g da erva bem amassada

Coloque num vidro bem fechado, de preferência escuro, e deixe macerar pelo menos um mês. Coe e use.

Na parte cosmética seus poderes embelezam e rejuvenescem os cabelos, rosto e corpo. Para os cabelos deixe a erva em infusão por umas 2 horas e enxague os cabelos com este chá depois de lava- los. O vinagre perfumado com alecrim também é excelente e restabelece o pH natural dos cabelos e da pele. É ligeiramente adstringente e o resultado é uma cabeleira brilhante e uma pele macia e rosada.


ALECRIM - ROSMARINUS OFFICINALIS


Janaina Guimarães Rahal nasceu em Belo Horizonte, mãe de Paloma, 4 anos. É é terapeuta floral, trabalha com cartas ciganas, tarô e com círculo de sagrado feminino.. Mora em Macaé, RJ.

janainarahal@gmail.com

#janainaguimaraesrahal

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020