• Tendência Inclusiva

APOSENTAR-SE NÃO É CHEGAR AO PARAÍSO!


Você sabia que existem desafios a serem enfrentados no processo de aposentadoria? Não estou me referindo às questões legais, previdenciárias, sempre tão comentadas. Refiro-me à aspectos que a maioria das pessoas nem sabe que estarão em jogo ao pararem de trabalhar.

O processo da aposentadoria é complexo e cheio de contradições. Por um lado é um período de júbilo, conquista, ganho de liberdade e possibilidades. Por outro existem as perdas, pessoas que se vão com o corte da rotina no trabalho, redução do salário, sentimento de inutilidade, preconceito com o avanço da idade…

Precisamos falar sobre esses desafios que adoecem e até matam muitas pessoas de forma silenciosa. Para começar a entendê-los melhor, assista a este vídeo, curta se gostar e compartilhe este conteúdo com pessoas que estão vivendo essa fase.



Cecília Xavier é graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médias de Minas Gerais (2002). Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG, apresentando a dissertação de título: "Arranjos ocupacionais na aposentadoria de idosos saudáveis". Especialista em Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental pela UFMG. Realizou aperfeiçoamento em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona. Foi professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, onde uma das disciplinas ministradas foi sobre o desenvolvimento humano na velhice. Atualmente trabalha na FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), onde está implantando o 1o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) para os servidores da rede composta por 14 mil funcionários. Como projeto pessoal está estruturando um PPA virtual e investindo seus estudos e práticas na assistência a idosos. Também atende a mesma clientela em consultório particular desde o início da carreira.

www.facebook.com/trampolim60mais

trampolim60mais@gmail.com


#ceciliaxavier

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020