• Tendência Inclusiva

DICA 2: TENHA CORAGEM PARA ENFRENTAR SEUS PROBLEMAS.


Gravei esta série de 8 vídeos com o objetivo de trazer questões iniciais, porém muito importantes, para o momento de se aposentar. Pequenas pílulas de reflexões que talvez nunca tenham passado pela sua cabeça. Escute com atenção os temas abordados nas próximas segundas-feiras para evitar más surpresas nessa hora de transição.

Dica 2: Tenha coragem para enfrentar seus problemas.

Provavelmente você já ouviu falar ou conhece alguém que se aposentou e não ficou bem, seja pela redução do salário, isolamento, depressão, adoecimento, divórcio ou outras questões bastante difíceis e comuns. Essas pessoas não imaginavam que aquilo poderia acontecer com elas. O assunto não foi discutido e a desinformação é total.

Trabalho na área e escuto casos como esses frequentemente e acredito que um dos motivos é a falta de preparação para a aposentadoria, pois não imaginam os desafios que existem nesse processo. Acham que após cumprirem seus deveres atravessarão o portal que leva ao paraíso tão sonhado.

Não quero ser pessimista, mas também não dá pra viver em negação. Se você se encontra em alguma dessas situações problema, é importante reconhecer isso, superar a frustração e buscar uma solução. Caso contrário, a fase tão esperada não será de desfrute, mas de predominante sofrimento.

Não desanime. As possíveis saídas são várias: reorganização financeira, psicoterapia, tratamentos, reorganização da rotina, descoberta de novos sentidos para a vida e por aí vai. A limitação costuma estar mais na “cabeça” das pessoas do que na própria realidade. É preciso estar aberto a buscar ajuda, adaptar-se à nova realidade e reconstruir.



Cecília Xavier é graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médias de Minas Gerais (2002). Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG, apresentando a dissertação de título: "Arranjos ocupacionais na aposentadoria de idosos saudáveis". Especialista em Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental pela UFMG. Realizou aperfeiçoamento em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona. Foi professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, onde uma das disciplinas ministradas foi sobre o desenvolvimento humano na velhice. Atualmente trabalha na FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), onde está implantando o 1o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) para os servidores da rede composta por 14 mil funcionários. Como projeto pessoal está estruturando um PPA virtual e investindo seus estudos e práticas na assistência a idosos. Também atende a mesma clientela em consultório particular desde o início da carreira.

www.facebook.com/trampolim60mais

trampolim60mais@gmail.com


#ceciliaxavier

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020