• Tendência Inclusiva

CREPÚSCULO CIA DE DANÇA E SEU PROJETO DE INCLUSÃO.


Dança sempre foi uma das minhas grande paixões.

Bailarina desde os cinco anos, dancei Clássico e Contemporâneo antes de me acidentar, deixando esta arte de lado, porém sempre admirando a ousadia de quem dança mesmo com uma limitação. Por causa disso, a Cia. de Dança Crepúsculo me chamou uma atenção especial.

A Crepúsculo é um Grupo Artístico Inclusivo constituído em 1996, em Belo Horizonte, que tem como referencial a pesquisa em arte contemporânea e é uma das bases do extenso trabalho de O Crepúsculo - Centro de Desenvolvimento Humano, instituição sem fins lucrativos que há 17 anos promove a convivência, a arte, a cultura, os saberes, as diferenças e também as similaridades das pessoas com limitações aparentes ou não aparentes.

À frente da Cia. de Dança está Luciane Kattaoui Madureira, bailarina formada no curso profissionalizante de dança da Fundação Clóvis Salgado (Cefar), que tem em seu currículo os seguintes espetáculos: Tempos (2000), Extensão (2002), Afectos (2006) e Conatus – A Essência do Ser (2010). Agora ela se prepara para dar início à sua quinta montagem: Ecos – Ressonâncias do Corpo e da Alma, com 10 integrantes, sendo que seis bailarinos apresentam limitações aparentes (sequelas de paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, deficiência intelectual e Síndrome de Down).

Não é à toa que a Crepúsculo Cia. de Dança realiza, desde sua origem, apresentações e debates de suas montagens em diversas cidades do interior de Minas Gerais, em Belo Horizonte e em cidades de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Vitória e Recife.


Acervo da Crepúsculo Cia de Dança

Atualmente a Crepúsculo Cia. de Dança é considerada uma das referências nacionais em dança contemporânea inclusiva e é a subjetividade de cada bailarino que possibilita movimentos corporais que lhes são próprios. Afinal, são eles os intérpretes-criadores, buscando gerar novos sentidos e formas para suas vivências e experimentações, valorizando o aprofundamento de toda expressividade corporal.

No decorrer do ano de 2010, o grupo executou o projeto Montagem e Circulação da Crepúsculo Cia. de Dança, que incluiu pesquisa teórica e de campo, vivências e experimentações artísticas, além de oficinas de expressão corporal e teatro. A montagem teve como base para a pesquisa teórica os conceitos linhas de fuga de Antonin Artaud e o conceito de Conatus para Spinoza, sendo que esta última referência originou o nome do espetáculo.

O projeto Montagem Circulação da Crepúsculo Cia. de Dança possibilitou aos bailarinos a continuidade das atividades de preparação artística corporal, promoveu o encontro de vários profissionais para a construção de uma montagem artística inclusiva, e ainda gerou uma democratização dos bens culturais produzidos. Cerca de três mil pessoas assistiram ao espetáculo, sendo que mais de 50% deste público foram pessoas com deficiência e seus familiares, que tiveram gratuidade para presenciar as apresentações.

A instituição também realiza o projeto Diversidade e Protagonismo que desenvolve atividades interdisciplinares com o objetivo de estabelecer aos participantes independência, aprendizados e espaços de convivência.


Acervo da Crepúsculo Cia de Dança

Para mais informações: http://www.crepusculo.org.br/


Adriana Buzelin cursou relações públicas, produção editorial e design gráfico. Modelo publicitária antes de se acidentar, hoje faz parte da agência de modelos inclusivos Kica de Castro. É a primeira mergulhadora tetraplégica mineira registrada pela HSA. Criadora e editora da Revista Digital Tendência Inclusiva, Produtora do Programa Viver Eficiente, Coordenadora da Secretaria do PV Mulher do Estado de Minas Gerais e de Direitos Humanos e Diversidade do Partido Verde de Belo Horizonte. Adriana luta pela inclusão social, pela diversidade, pelas mulheres e pela aceitação das diferenças.

www.adrianabuzelin.com.br www.facebook.com/adrianabuzelinplanteessaideia/

contato@adrianabuzelin.com.br

#adrianabuzelin

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020