• Tendência Inclusiva

SALVE SÁLVIA!


A mais comum é a salvia officinalis, é um arbusto pequeno, verde- azulado, cheiroso, com folhas peludinhas e flores brancas, azuis ou lilás.

É considerada perene, mas depois de 2 ou 3 anos vai ficando esgalhada e feia, e o ideal é fazer mudas da planta-mãe e recomeçar o processo.

Seu nome latino significa salvar e povos muito antigos já diziam que um homem não precisaria pensar em doença se tivesse um pé de sálvia.

Na medicina alternativa o chá é maravilhoso para gengivas irritadas, aftas, dores de garganta e todos os problemas das mucosas . É um super restaurador de energia e ajuda a digestão, pois exerce um poder tonificante sobre o fígado. É também adstringente e carminativa.

INFUSO

2 colheres de sálvia (folhas e flores) em 1 xícara com água fervente. Descansar por 10 minutos. Gargarejo com chá para dor de garganta e bochecho para curar aftas. Para resfriados, bronquite e tosse.

Obs: O chá da sálvia tomado todo dia, é tônico para a pele flácida. As folhas frescas são boas para esfregar os dentes a fim de limpá-los. Fortifica as gengivas frouxas e inflamadas.

INFUSO PARA CABELOS

Lavar os cabelos com chá forte. Escurece e acaba com a caspa.

CULINÁRIA

Condimento fino. Ótima em canapés com queijo.

MEL EXPECTORANTE

Misture 80 gramas de mel com 50 gramas de folhas secas de sálvia bem trituradas. Tomar uma colherinha pela manhã e a outra a noite antes de se deitar. Ela é um potente expectorante! Se quiser também pode tomar chá dela por 7 dias, será uma super limpeza de mucos. A inalação da erva também ajuda muito.

Ahhh e os defumadores de sálvia são imbatíveis! Excelente para a limpeza energética dos ambientes e para a melhoria do seu estado de ânimo. A sálvia indígena seca é maravilhosa! Eles a utilizam muito antes de iniciarem suas cerimônias.


SÁLVIA: salvia officinalis


Janaina Guimarães Rahal nasceu em Belo Horizonte, mãe de Paloma, 4 anos. É é terapeuta floral, trabalha com cartas ciganas, tarô e com círculo de sagrado feminino.. Mora em Macaé, RJ.

janainarahal@gmail.com

#janainaguimaraesrahal

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020