• Tendência Inclusiva

DICA 5: APRENDA A CUIDAR DO SEU DINHEIRO


Pra quem está chegando aos 60 ou já chegou e nunca poupou, será que ainda dá tempo? A resposta é SIM!

Mas como fazer isso e por onde começar?

Comece buscando conhecimento. Você precisa aprender sobre como cuidar do seu dinheiro e poupar. Nada complicado e hoje em dia temos fontes gratuitas pela internet de excelente qualidade. Uma delas é o www.meubolsofeliz.com.br do nosso querido José Vignolli. Vale muito à pena dedicar um pedacinho do seu tempo a isso.

Afinal de contas, dinheiro não traz toda a felicidade, mas com certeza é responsável por parte dela. Aquele prato delicioso, assistir a um bom filme no cinema, comprar uma roupa de acordo para o casamento e até mesmo se deslocar pela cidade. Praticamente tudo gasta.

O segundo passo é saber pra onde vai o seu dinheiro. Anote tudo que sai da sua conta durante pelo menos 1 mês e depois circule o que é fundamental pra sua sobrevivência, grife o que é interessante ter e que gostaria de manter e risque o que pode ser cortado da sua vida. Você pode descobrir como é possível viver de forma mais simples, sem perder qualidade.

Também é importante ser flexível. Entender que aquela fase passou e que agora é preciso descobrir outra forma de viver e desfrutar.

Pra quem não se aposentou ainda, responda e tome atitudes:

- Sua renda irá diminuir quando se aposentar?

Sabemos que pra maioria a resposta será SIM, em função das perdas dos benefícios, dos cargos e cortes que vão sendo feitos ao longo tempo, além da tão conhecida falta de correção do salário do aposentado pela inflação. Procure saber qual será o seu salário como aposentado, ainda que um valor aproximado, e projete o futuro. Aprenda a viver com o que terá. Não viva em negação.



Cecília Xavier é graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médias de Minas Gerais (2002). Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG, apresentando a dissertação de título: "Arranjos ocupacionais na aposentadoria de idosos saudáveis". Especialista em Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental pela UFMG. Realizou aperfeiçoamento em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona. Foi professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, onde uma das disciplinas ministradas foi sobre o desenvolvimento humano na velhice. Atualmente trabalha na FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), onde está implantando o 1o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) para os servidores da rede composta por 14 mil funcionários. Como projeto pessoal está estruturando um PPA virtual e investindo seus estudos e práticas na assistência a idosos. Também atende a mesma clientela em consultório particular desde o início da carreira.

www.facebook.com/trampolim60mais

trampolim60mais@gmail.com

#ceciliaxavier

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020