• Tendência Inclusiva

ALBERT NOBBS


Albert Nobbs é um filme dramático de 2011, produzido pela Irlanda e o Reino Unido. É protagonizado por Glenn Close e dirigido por Rodrigo García. A história é baseada num conto do romancista irlandês George Moore.

O filme recebeu diferentes críticas, mas os desempenhos de Glenn Close e Janet McTeer foram elogiados e ambos foram nomeados para os Oscares da Academia nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária, respetivamente. As atrizes receberam também nomeações para os Globos de Ouro e o Screen Actors Guild Award. O filme também foi indicado para o Oscar de Melhor Maquilhagem.

Glenn Close levou uma indicação ao Oscar pela atuação como o mordomo Albert Nobbs, nascido mulher, expulso do convento onde foi criado e violentado, até que resolve assumir uma identidade masculina para trabalhar e sobreviver na sociedade.

Apesar de o personagem não ser considerado um transgênero por muitos militantes, já que sua motivação para se apresentar como homem vem das dificuldades de ser mulher na sociedade machista irlandesa do século XIX, ele também não seria apenas um crossdresser (alguém que veste as roupas socialmente esperadas para o sexo oposto). É que, a certa altura do filme, Nobbs faz questão de não abandonar sua identidade masculina, já que não se vê de outra forma.

A dica de filme é de Adriana Buzelin.


#tendenciainclusiva

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020