• Tendência Inclusiva

AUTISMO: SOBRE DEFICIÊNCIAS E DIFERENÇAS


Havia acabado de pegar minha filha Alice, de sete anos, na escola. Como de costumes voltávamos para a casa a pé, conversando. Era uma tarde como outra qualquer ou pelo menos seria, não fosse pelo diálogo que se se iniciaria a seguir. Ela me diz que nessa semana a escola abordara o tema “ pessoas com deficiência” e eu escuto atentamente feliz pelo fato das escolas estarem abordando o tema nas escolas.

- Mãe, é bom ter autismo?

- Depende. Às vezes sim, às vezes não. Tem coisas que o autismo me traz de bom, como a capacidade de escrever. Mas também me traz algumas coisas que eu não gostaria de ter. – respondo.

- Mãe, mas autismo é uma deficiência? – insiste

- Sim. O autismo é uma deficiência. Pode ser maravilhoso em algumas partes mas também me causa prejuízos, então é uma deficiência.

- Mas não dá pra ver, né?

- Não. Não dá pra ver, só pra sentir.

- Mãe, porquê eu não nasci autista como você e o Pedro?

- Filha, porque nós precisávamos aprender com você e você conosco!

Quem me conhecesse sabe o quanto sou contra bordões do tipo “crianças especiais”, “anjos” para fazer referência a crianças com deficiência. Ser especial, para mim, é ser único em atitudes e sentimentos e naquele momento eu pude constatar que minha filha era uma criança especial. Que sejamos especiais, sempre.


Alice e Pedro

Foto: Acervo pessoal da colunista


Michelle Malab foi diagnosticada com Síndrome de Asperger já na fase adulta, anos após ter tido o diagnóstico de seu filho Pedro. Com o filho diagnosticado, deparando-se com a falta de tratamentos eficazes e poucos profissionais capacitados na área começou a estudar sobre a síndrome, tornando-se co-terapeuta no tratamento do filho. Durante anos de estudo passou administrar palestras sobre autismo e organizar seminários sobre o tema, trazendo os melhores métodos e tratamentos que visam dar às pessoas com autismo as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento. Autora do livro Na Montanha Russa - Vivendo a maternidade no Autismo. É militante na luta pelos Direitos das Pessoas com Autismo e, em particular, no que se refere a inclusão escolar efetiva e humanizada. O autismo do filho acabou por lhe trazer também um conhecimento sobre si mesma.

www.facebook.com/palestraseeventosByMichelleMalab/

www.instagram.com/michellemalab

michellemalab75@gmail.com

#michellemalab

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020