• Tendência Inclusiva

CORPOS FEMININOS, VOCÊ SABE QUAL O SEU TIPO?


No texto anterior, quando abordei a respeito do receio que muitas mulheres possuem em fazer compras, citei a importância do fato de conhecermos nossos corpos para conseguirmos identificar melhor as peças que melhor valorizam cada biotipo. Na tentativa de dar uma ajudinha, explicarei melhor a respeito dos tipos de corpos femininos para fique um pouco mais fácil identificar o seu.

Volto a lembrar que aqui não trabalhamos com regras, porque o intuito é buscar ajuda para que possamos nos vestir de maneira uma maneira que vai nos trazer alegria e deixar a gente bem com a nossa própria imagem.

Independente se você seja gorda ou magra, o formato do corpo pode variar dentre um dos cinco formatos que apresentarei aqui. Além de conhecer esses corpos também veremos dicas de algumas peças que valorizam melhor a silhueta. Mas sem pressão, ok? O importante aqui é o bem estar pessoal.

Ampulheta: O formato ampulheta recebe este nome devido à semelhança do formato do corpo com o objeto, sendo assim, os ombros e quadris se aproximam nas medidas sendo a cintura mais fina. Se o seu tipo de corpo é esse, provavelmente você tem uma maior facilidade para se vestir. Uma dica é buscar realçar a cintura para equilibrar com as outras partes. Para isso, abuse de cintos e faixas. Outra peça que favorece esta silhueta são os cortes evasê e godê, além de peças de cintura alta e tecidos leves.

Triangular: Quem tem este tipo de corpo possui os ombros menores em relação ao tamanho do quadril e, por isso, é sempre bom pensar em equilibrar visualmente essas duas partes. Como faz isso? Colocando peças volumosas na parte de cima e, na parte de baixo, peças lisas e discretas. Um exemplo, na parte de baixo pode se usar calças retas e escuras e deixar as estampas para as blusas, ajuda também compor com maxi colares e maxi brincos.


Retangular: A silhueta retangular é a popular reta ou H mas na verdade, não é reta não. A questão é que a medida da cintura não apresenta tanta diferença em relação ao quadril e ao ombro e, por isso, fica uma pouco mais sutil aparentemente. Por isso, o negócio é não colocar a cintura em destaque. A dica é procurar meios de dar um formato para o corpo. Então, nesse caso, o que fazer? Para criar forma, utilize cintos mais discretos e finos. Aposte nos colares para destacar a parte de cima e estampas e volumes na peças de baixo como, por exemplo, as saias godês. Isso vai ajudar a criar uma silhueta mais harmônica e o volume na parte inferior irá causar uma efeito de cintura mais afinada.

Oval: A silhueta oval, geralmente, é a categoria em que nós, plus size, nos encaixamos devido a uma barriguinha mais protuberante mas, sem stress, nem por isso deixaremos de ficar belíssimas. Para estes casos, a saias godê ou evasê caem super bem e valorizam a silhueta. Colocar colo e braços em destaque com acessório também é uma ótima dica. E quando as blusas forem mais soltas, a melhor opção é um jeans mais justo e de cor escura.

Triângulo invertido: chegamos à ultima silhueta e esta é caracterizada por quadris mais finos que o tronco. Algumas vezes, mulheres com essa forma possuem seios mais volumosos também. Você que chegou até aqui no texto, já deve imaginar o que fazer para harmonizar essa silhueta, peças lisas e enxutas em cima e colocar a parte inferior em destaque, podendo fazer isso com estampas, babados e volumes. Isso irá chamar atenção para a parte de menor tamanho. Decotes em V também ajudam. As calças flare e pantalonas, que estão em alta, por sinal, ajudam muito na composição de looks para esta silhueta.

Acredito que, com essas dicas, será possível experimentar as regrinhas na hora de se vestir. Então, dá uma conferida no que você tem no guarda roupa e aproveite!. Por último, volto a frisar: aqui que não há regras impostas. o seu estilo e gosto pessoal devem ficar sempre em primeiro lugar. O que apresentamos são apenas alguns truques que ajudam a valorizar o nosso corpo que já é lindo!


Brenda Avelar é licenciada em Letras, bacharel em Moda, designer na Di Saiote e escritora de pensamentos aleatórios. Uma mulher assumidamente real que aprende todos os dias um pouco de cada coisa.

www.facebook.com/DiSaiote/

brenda.n.avelar@gmail.com

#brendaavelar

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020