• Tendência Inclusiva

DNA DA BELEZA: CONHEÇA O SEU!


Tenho algo para te contar. Uma descoberta científica que poucos sabem: todo ser humano nasce com o DNA da B-E-L-E-Z-A! Ainda é uma descoberta recente para a maioria de nós. Ano após anos, a história da HUMANIDADE vem nos mostrando que a beleza passa por períodos históricos. Em cada momento da evolução, um tipo de característica física tem seu destaque.

Infelizmente, existe um pequeno grupo, chamado MÍDIA, que, sorrateiramente, foi tomando o controle de tudo. Por vários anos, a mídia conseguiu vender a ideia de que a beleza deveria seguir um padrão. A todo o momento, somos bombardeados com imagens e discurso que valorizam um determinado tipo de estética e o pior (!), o rotulam como padrão de beleza a ser seguido.

Por sorte, ainda existem pessoas que não aceitam ser excluídas. Com o crescimento da tecnologia e das redes sociais, tornou-se mais fácil comprovar que a mídia mentiu e escondeu-nos a verdade durante anos.

O primeiro ponto foi mostrar que não existe perfeição. Há vários artigos que comprovam que, as mulheres, consideradas mais belas, têm suas imagens transformadas em programas de computação gráfica, antes de serem divulgadas na mídia. Isso reforça o discurso de supervalorização de um tipo físico que nem a cirurgia plástica é capaz de atingir.

A chegada da TV em alta definição veio para mudar esse discurso mentiroso. Ela realmente serve de contradição para os manipuladores, pois nela não é possível esconder nenhum detalhe, mesmo usando muita maquiagem. A beleza é composta pela diversidade estética!


Na foto: Thuani Gogliano - mulher sem deficiência que tem visual alternativo, tatuagens e alargadores nas orelhas. Audrey Top - drag queen, sem deficiência Paula Ferrari, fisioterapeuta com mielite, usuária de cadeira de rodas / Foto: Kica de Castro / Maquiagem: Andre Lima

O único momento em que a beleza fica escondida é quando não nos aceitamos como somos. Não importa o quanto a HUMANIDADE fala que para ser bonito tem que ser assim ou de outro jeito. O que você deve saber é que se você se aceitar como é, com certeza, descobrirá que a beleza existe. O conceito de beleza é variável, de acordo com a cultura e com a opinião de cada um. O que é belo para uma pessoa, pode não ser belo para outra.

Mesmo correndo o risco de cair no clichê, afirmo: beleza, de fato, vem de dentro para fora. Na recente descoberta do DNA da Beleza, o que determina o que é belo ou não, é o nosso pensamento!

Podemos ver na capa da revista uma pessoa bem diferente do nosso biótipo. No entanto, o fato dela estar na capa e você não, não é motivo para você achar que ela é mais bonita que você. Nesse caso, ela só esta ali por ter colocado isso como objetivo de vida, transformando isso em profissão. Quando queremos algo e temos foco e determinação, as oportunidades aparecem. Tenha em mente que as coisas não acontecem de um dia para outro. É preciso dedicação. É uma batalha diária até conquistarmos o que desejamos. A pessoa que está em destaque, como referencia de beleza, está um passo à sua frente, pois lutou mais que você. O DNA da Beleza existe; todas as pessoas nascem com ele. Resta saber como cada pessoa vai lidar com o seu.


Kica de Castro é publicitária e fotógrafa. Possui uma Agência de Modelos para profissionais com alguma deficiência desde 2007. Anos de trabalho provando que beleza e deficiência não são palavras opostas e os resultados podem ser vistos em editoriais, exposições e passarelas. Colunista colaboradora das Revistas Reação e Tendência Inclusiva. Diretora e apresentadora do Programa Viver Eficiente.

estudioimagem.kica@gmail.com

#kicadecastro

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020