• Tendência Inclusiva

COMO EU CONTRIBUO PARA MINHA COMUNIDADE?


Está chegando o 21/3. O tema sugerido pela Down Syndrome 2018 é "Como eu contribuo para minha comunidade"

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

Mais interessante ainda que a origem da data, é a sua razão de existir. Afinal, por que comemorar uma síndrome?!

Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, muitos foram os avanços no âmbito da ciência, e da sociedade.

Dito isso, afinal, o que é a síndrome de Down? Para os cientistas é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21. Para um irmão apaixonado é uma forma de aprender a conviver com as diferenças. Uma forma de olhar para a vida com menos crenças e mais sentimentos. Uma possibilidade de perceber a diversidade humana, uma maneira de descobrir que a maior tecnologia existente é a tecnologia humana. Uma forma de ampliar a valorização da vida. Um caminho que sinaliza para olhar mais para dentro em busca de essências. Uma nova forma de viver e conviver. Uma forma de aprender que as diferenças é que nos fazem humanos.

Essa data visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam (outra tarefa do 21/03) que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Portanto, devem ser evitados os “rótulos” , estigmas e generalizações, uma vez que , cada ser é singular.

Leonardo Gontijo - Instituto Mano Down


A Semana da Síndrome de Down promovida pelo Instituto Mano Down será marcada por várias atividades voltadas para as pessoas com Down, seus familiares, além de profissionais e pessoas que atuam ou tenham interesse na causa.

O destaque da semana é o convite que Instituto Mano Down recebeu para uma tarde de atividades, homenagens e audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

O convite foi feito pelo deputado Duarte Bechir (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As atividades vão acontecer na Assembleia das 13h às 17h.

Confira a programação e participe!

18/03 – Domingo – Pilar Comunidade

Evento Cultural e rua de lazer, com participação de diversas instituições que atuam na causa.

O Instituto estará presente com a sua equipe, usuários (alunos) e também com um stand, para orientações e informações sobre o projeto.

09h00 – Zumba 09h30 – Música para Crescer 10h00 – Dudu e Banda 10h30 – Charanguinha 10h50 – Charanga 12h30 – Teatro e Dança.

  • Local: Praça da Savassi

  • Horário: de 09h00 às 13h00

19/03 – Segunda – Pilar Social

14h00 – Roda de Conversa mediada pela Psicólogo Bruno Mendes com o tema deste ano da campanha do dia internacional: “ Como contribuo para a minha comunidade”?

15h00 – Palestra Direitos das pessoas com deficiência– Com a Dra. Mariana Resende Batista – Comissão das pessos com deficiência da OAB.

  • Local: Instituto Mano Down – Rua Japão, 180 – Alto Barroca

  • Horário: de 14h00 às 16h00

* As aulas serão realizadas normalmente para os nossos usuários (alunos) nas instalações do Instituto

20/03 – Terça – Pilar Saúde

Ação de Conscientização, realizada por nossos usuários (alunos), no Hospital Mater Dei.

Entrega de material informativo Mitos e Verdades sobre a Síndrome de Down e apresentação do músico Eduardo Gontijo – Dudu do Cavaco.

  • Local: Hospital MaterDei

  • Horário: de 15h00 às 17h00

21/03 – Quarta – Pilar Política

Palestra de Leonardo Gontijo

Apresentação de teatro realizada por nossos usuários (alunos)

Ação de conscientização sobre Mitos e Verdades sobre Síndrome de Down

Participação na Audiência Pública – 47 Cromossomos e Infinitas possibilidades #NadaSobreNósSemNós

Apresenta de pauta de reivindicações, com destaque para: efetiva implementação da Lei Brasileira de Inclusão; a criação da Semana Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down; o comprometimento das instituições de ensino com o aprendizado das crianças e jovens com Síndrome de Down; inserção no mercado de trabalho; reconhecimento, por parte dos planos de saúde, de que Síndrome de Down não é doença pré-existente, além do respeito e entendimento da sociedade quanto à capacidade das pessoas com síndrome de Down.

  • Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

  • Horário: de 13h00 às 17h00

22/03 – Quinta – Pilar Sexualidade

14h00 – Roda de conversa, mediada pela psicóloga Lídia Lopes, sobre Sexualidade – Quebrando mitos e ouvindo as demandas.

Público-alvo: pessoas com Síndrome de Down

  • Local: Instituto Mano Down – Rua Japão, 180 – Alto Barroca

  • Horário: de 13h00 às 15h00

* As aulas serão realizadas entre 14h10 e 16h40 para os nossos usuários (alunos) nas instalações do Instituto

23/03 – Sexta – Pilar Trabalho

13h00 – Roda de Conversa, mediada pela Psicóloga, Darlene Lobo, sobre Empregabilidade.

14h00 – Palestra realizada pela Médica e Auditora Fiscal do Trabalho, Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, sobre Empregabilidade.

15h00 – Oficina de Cuidados Posturais, realizada por profissionais da Newton de Paiva.

  • Local: Instituto Mano Down – Rua Japão, 180 – Alto Barroca

  • Horário: de 13h00 às 17h00

Mano Down em São Paulo
  • Dia 23/03 – Palestra para o Espaço Mosaico – SP

  • Dia 24/03 – Congresso Internacional da Síndrome de Down – São Paulo. Com Show e Palestra do Instituto Mano Down.

  • Dia 25/03 Caminhada Síndrome de Down em SP.

Mano Down e esporte

E para quem gosta de futebol, o Instituto Mano Down fechou parceria com o Cruzeiro e com o Atlético e preparou uma semana repleta de atividades bacanas, confira

Atlético

  • 18/03 – Entrada das crianças com Síndrome de Down em campo, junto com os jogadores

  • 20/03 – Visita do Galo Doido ao Instituto Mano Down – a partir das 13h00

Cruzeiro

  • 20/03 – Visita do Raposão ao Instituto Mano Down (horário a confirmar)

  • 23/03 – Visita à Toca da Raposa II e Participação especial no aniversário do Raposão

O Insituto Mano Down agradece a todos os parceiros que estão nos ajudando a viabilizar essa semana tão importante para a causa!

#tendenciainclusiva

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020