• Tendência Inclusiva

POR QUE OU PARA QUÊ?


“... A forma como tiveres de vivenciar cada nova questão está em ti. É teu fazer esta opção: ver o mundo dividido e, então, em ti e a partir de ti, tudo estará partido; ou então tu te decides por integrar e, integrado, terás uma chance de melhorar a tua própria percepção e fazer o novo vir a se dar” P. Airton Freire.

Eu lhe pergunto: POR QUE OU PARA QUÊ ?

Incluir PARA QUÊ... POR QUE...

Incluir para se integrar, para interagir...

São ações que em gastronomia, assim como em todos os segmentos, fazem-nos repensar os modelos pré estabelecidos, entrojetrados e incrustados desde que o ser humano tornou-se integrante do mundo.

Incluir nos induz ao movimento de idas e vindas, de aceitação e negação. O tempo todo estamos em movimentos internos, assim como os ingredientes em uma mistura, para um produto final visando, sabor, perfume, apresentação e encantamento.

Encantamento, como assim? Sim encantamento com outro, comigo, com o mundo.

Para sermos integradores é só repartir melhor o pão, esta frase é conhecida de todos, contudo de que pão falamos? Do pão da vida, aquele que desde que elaborado com respeito, ingredientes puros, torna um produto final saboroso.

E nós onde entramos ? Entramos como fator indispensável ao manipular os ingredientes, respeito, amor, sabedoria, todos com porções ou poções individualizadas e lapidadas.

Portanto incluir sempre será e terá um Para Quê, aquilo que me move rumo ao produto final que desejo. Um motivo e motivação lapidado e autêntico para como o outro e comigo.

Se em gastronomia acrescentar um ingrediente especial faz todo diferença na receita, assim será na vida, devemos ter claro um para quê e um por que para que o produto final (nós) consigamos fazer a diferença e quem sabe repartir o pão com mais naturalidade!



Rosi Máximo é Chef de cozinha e Psicopedagoga, Professora do IGA- Instituto Gastrônomico das Américas, FIEMG (Sebrae), Proprietária do Bistrô e Cozinha Escola Koisas da Terra e Fundadora do Projeto Semente e Fruto - Cozinha Inclusiva.

www.facebook.com/rosi.maximo

rosimaxim@gmail.com

#rosimaximo

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020