• Tendência Inclusiva

RESPEITO!


Na sua origem em latim, a palavra respeito significava “olhar outra vez”.

Muito embora a palavra respeito também implique em comportamento de submissão e temor, é sustentável dizer que o respeito é o principal e inicial valor de um ser humano.

Eu cresci aprendendo que devemos sempre respeitar as pessoas e concordo com isso. E devemos respeitar também suas limitações, incapacidades e sua inteligência, porquê não? Não há lado certo para o respeito!

Respeitar uma pessoa é muito mais do que não direcionar palavrões a outrem.

Sei que na sua infância, na minha mesmo, fui advertido por expressar uma “dor” ou “perda” com alguma palavra desagradável, contudo, será que ao furar a fila da merenda não seria um desrespeito maior? E sua mãe, ao deixar você na escola, será que ela ao estacionar o veículo em vagas para pessoas com deficiência ou idoso não seria um desrespeito maior?

O idoso (a), o amputado (a), o que se veste mal, o que gosta de sexo, que anda descalço, o que gosta de caviar, de jiló, o que tem poder aquisitivo, até mesmo aquele que torce para o Cruzeiro, todos merecem respeito, pois o tempo passa, gerações evoluem, os costumes mudam, mas seu respeito ao próximo tem que ser firme.

A experiência de vida pode sim suavizar muita gente, torna-las mais serena, mais responsável, mais autocrítica e até mesmo mais dócil, contudo também pode fortalecer a amargura, uma luta contra a natureza da vida, não há predefinição, respeite.

E, como em todo ano que começa, almejamos renovação e mudanças em meio a ressaca de fim de ano. Mas, não é errado desejar que as coisas mudem.

Esse desejo oriundo de ações é sempre bom! Mas esse belo desejo juntamente com fogos de artificio pontualmente as 00:00 do dia 31 de dezembro, precisa ser verdadeiro e não condicionado por hábitos e tradições, sem consistência.

Tente! Prometa! Pense! Inicie respeitando o próximo, olhe outra vez.

Enfim, pessoas são diferentes porque pensam diferente e não há nada de errado nisso!

Uma boa dica é seguir os três r's de Dalai Lama: Respeito por si próprio, respeito pelos outros e responsabilidade por todas suas ações.

Gostou do texto? Não? Eu Respeito sua opinião!



Emerson Thiersch Faustino trabalha com assessoria de imprensa, Marketing, Bacharel em Comunicação Social (PUC/MG), Pós Graduação em Business and Marketing (TAFE/SA). Apoia e participa de organizações sem fins Lucrativos que tenham como objetivo a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência.

ethiersch@yahoo.com.br

#emersonfaustino

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020