• Tendência Inclusiva

O QUE A GENTE QUER DIZER PRA VOCÊ HOJE?


É com muita honra que estreamos este espaço para falar um pouquinho sobre a síndrome de Down (SD), a Trissomia do cromossomo 21, e a importância de um novo olhar para o assunto. Somos do Grupo Minas Down, que tem a missão de ser defensor dos valores, aceitação, empoderamento dos pais e inclusão das pessoas com SD. O grupo trabalha para oferecer informações através de palestras, suporte e acolhimento aos pais, familiares e cuidadores de pessoas com SD para que possam ajudar a desenvolver todo o potencial desses indivíduos ao longo de suas vidas.


O Grupo Minas Down idealiza um mundo em que todas as pessoas com SD tenham uma melhor qualidade de vida, que realizem suas aspirações e tornem-se membros valiosos em sua comunidade.

A primeira a escrever é uma das fundadoras e uma das gestoras do grupo, a jornalista Ana Flavia Jacques, mãe da Maria Fernanda, de cinco anos, que tem SD, e da Elisa, que está à caminho. Ana Flavia traduziu o sentimento do grupo ao escrever sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrada em todo o mundo no dia 21/03, todos os anos.

Acompanhe:

“21/03 - Hoje é o dia eleito para o mundo inteiro falar sobre a síndrome de Down (SD), em alusão ao terceiro cromossomo no 21. Você vai ver muita gente falando em temas como inclusão, superação, "mais que especiais", "anjinhos de Deus". A inclusão, sim, é um tema super apropriado. É o que a gente persegue nas escolas, no mercado de trabalho, na sociedade e na própria família. Uma inclusão de fato, em que se respeite quem a pessoa realmente é. Superação só se for do preconceito, pois o que falta é oportunidade para que cada um desenvolva suas próprias habilidades. "Especiais e anjinhos de Deus" é o reforço da segregação de um grupo de pessoas, que apenas deve ser respeitado em seus direitos e deveres.

E sabe o que a gente quer dizer pra você hoje? Que hoje não é o dia das pessoas com SD. É sim o dia de refletir sobre as suas atitudes quando a gente fala sobre uma das características das pessoas com a trissomia. O que você tem feito para contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência? O que você pode fazer mais? Não queremos aplausos, não queremos o reforço da segregação. Queremos sua reflexão e sua contribuição!


Nas próximas colunas as demais gestoras também escreverão. Acompanhe aqui as opiniões do Grupo Minas Down!

Ana Flavia Jacques

Facebook: www.facebook.com/MinasDown/

Site: http://www.minasdown.com.br

Email: contato@minasdown.com.br

#minasdown

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020