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ABRAM ALAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA MODA!


Finalmente!

Parece que depois de muito esperar finalmente chegou a vez da moda inclusiva dominar o espaço ao qual sempre teve direito no mundo dos negócios.

Quem costuma acompanhar o universo da moda já deve ter notado que não é de hoje o interesse de grandes marcas pela cena inclusiva.

Em 2015, a Nike lançou um tênis voltado aos cadeirantes, o qual foi concebido com o objetivo de ser um calçado mais fácil de vestir.

Em 2016 foi a vez da marca Tommy Hilfiger, uma das gigantes do segmento fashion, enveredar pelo mundo da moda inclusiva com o lançamento de uma coleção exclusiva voltada para crianças.

Na época do lançamento da coleção infantil Hilfiger destacou que inclusão e democratização da moda sempre fizeram parte do DNA de sua marca e que aquela coleção tinha o objetivo de empoderar e ajudar a todos para que pudessem se expressar por meio da moda.

Nesta empreitada altamente bem sucedida, a marca identificou que além de fazer história e reforçar ainda mais o movimento de "democratização da moda”, ainda era possível apoiar causas importantes, como a da ONG Runway of Dreams, com a missão de oferecer mais opções de roupas para pessoas com deficiência.

Esse foi um dos muitos fatores que motivaram Hilfiger a ir além. E assim foi feito.


De olho também no público adulto, a marca lançou neste mês mais uma linha adaptada.

As roupas contam com costuras ajustáveis, aberturas especiais pra ajudar cuidadores a vestirem seus pacientes, fechos magnéticos e com velcro e bainhas que acomodam próteses.

As criações foram concebidas zelando principalmente pela facilidade na hora de tirar e vestir as roupas, mas sem abrir mão do estilo e das referências "navy" que são a marca registrada da Tommy.

Para as fotos da campanha, a marca escolheu influenciadores importantes como o medalhista paraolímpico Jeremy Campbell, a dançarina Chelsie Hill e a modelo Mama Cax.

Neste momento, você pode estar se perguntando: mas é só isso?

A resposta é não, Embora ainda falte muito para que as grandes marcas ofereçam opções inclusivas de forma ampla, a iniciativa da Tommy, bem como de outras marcas de imensa representatividade no mercado mostra que finalmente depois de muito empenho de diversas frentes, há alguns sinais de avanço no mercado, não apenas nas criações, mas inclusive para os modelos.

Há mais de dez anos nossa parceira Kica de Castro, uma das figuras mais representativas do cenário inclusivo no país, vem investindo com grande sucesso neste segmento.

Além disso, nos últimos meses, a IMG Models, uma das agências de modelos mais importantes do mundo assinou um contrato com a cadeirante Jillian Mercado.


Pode parecer de pouca importância destacar uma marca de projeção internacional que lança uma coleção de moda inclusiva que agrega beleza e praticidade.

Pode ainda, parecer distante da nossa realidade, mas como já vimos em diversas outras iniciativas, temos um poder incalculável de influenciar positivamente o mundo em favor de nossas necessidades.

Quem sabe este não é o momento de nos tornarmos ainda mais atuantes para que iniciativas como essa sirvam de exemplo para outras marcas?

Pense nisso!


Rodrigo Anunciato é Bacharel em Comunicação Social. Master of Business Administration em Recursos Humanos. Gerente de Soluções e Projetos da área de Gestão & Talentos da GS&MD-Ebeltoft Brasil. Atualmente é responsável pela gestão de soluções, condução de ações de desenvolvimento de metodologias, conteúdos e gestão de projetos para o setor de varejo e internacional. Há mais de 10 anos no setor de recursos humanos sendo os últimos 6 anos na GS&MD-Gouvêa de Souza.

rodrigo.anunciato@terra.com.br

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