• Tendência Inclusiva

MOBILITY & SHOW RIO


Rio de Janeiro é a capital do Sudeste com maior índice de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Uma em cada quatro pessoas do Rio de Janeiro têm algum tipo de deficiência ou algum tipo de mobilidade reduzida, seja motora ou intelectual. Além dos fatores congênitos, acidentes e disfunções, a violência urbana e o elevado percentual de idosos contribuem para manter o índice acima da média nacional. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pereira Passos (IPP) - órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, com base no último censo do IBGE, cerca de 25 % da população carioca – equivalente a 6,32 milhões de habitantes – estão enquadrados nessa categoria: são mais de 1,5 milhão de pessoas.

“Apesar de elevado, o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida no Rio de Janeiro não está muito acima da média nacional, de 24%. Porém, é preciso atenção a esse contingente, oferecendo produtos e serviços que os atendam, objetivando atenção e melhoria da qualidade de vida”, ressalta Rodrigo Rosso, organizador da MOBILITY & SHOW 2018 Rio de Janeiro – Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares, Idosos e Pessoas com Mobilidade Reduzida e Sequelas Motoras, programada para 27 a 29 de Julho de 2018, no Riocentro.


“A mobilidade é um grande desafio para as pessoas com algum tipo de deficiência em qualquer cidade, especialmente no Rio de Janeiro. O MOBILITY & SHOW 2018 foi planejado para oferecer uma série de novas tecnologias que contribuem para a qualidade de vida das pessoas, além de destacar os benefícios fiscais para aquisição de automóveis 0 Km adaptados”, explica Rodrigo Rosso.

O MOBILITY & SHOW 2018 Rio de Janeiro espera reunir de 6 a 8 mil visitantes e realizar cerca de 800 test-drivers em veículos adaptados com instrutores treinados, durante os dias 27 a 29 de julho, no Riocentro. Além disso, o evento terá várias atividades, como simulador 5D, óculos que leem texto para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão, impressora 3D para próteses, isenção de impostos para compra de carros 0 Km, apresentações e oficinas artísticas, atividades esportivas, apresentações musicais e outras. Tudo isso com infraestrutura totalmente acessível, incluindo banheiros, rampas e pisos táteis, e o melhor: tudo de graça para a população !

“Pensamos em tudo para oferecer um pacote completo não só para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e seus familiares, mas para uma imensa parcela da população que tem direito à isenção de impostos na compra do carro 0 Km e não sabe disso, como a grande maioria dos idosos, pessoas com câncer, hepatite C, e outras patologias, por exemplo. Na mostra, os visitantes terão todas as informações sobre os benefícios e orientação de como obtê-los de forma gratuita”, enfatiza Rodrigo Rosso.

MOBILITY & SHOW 2018

Data: 27 a 29 de julho de 2018

Horário: 9h às 18h

Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca)

INFORMAÇÕES: 0800-772-6612

ENTRADA E INFORMAÇÕES GRATUITAS

Crédito das Fotos: Beatriz Martins

#tendenciainclusiva

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020