• Tendência Inclusiva

O CAMINHO DO SUCESSO


Sabe aqueles momentos em que você olha ao redor e só vê problemas?

São tantos desafios. A falta de emprego, as contas que crescem e se acumulam, as cobranças que não acabam. Enfim, tudo parece estar contra nós.

Se você está nesta fase ou conhece alguém que esta passando por isso, vale uma pergunta: o que você está fazendo consigo? Sério. O que você está fazendo consigo?

Recentemente, assistindo a uma entrevista me deparei com a seguinte frase: “O não sempre esteve lá”. É verdade. Sempre esteve.

Se eu der importância para ele, coloca-lo acima de qualquer outra coisa, ele vai deixar de estar lá? – Não!

Agora, se eu fizer o caminho contrário, sem perder de vista que o não continua lá, será que algo será diferente? A resposta é sim!

Segundo o autor americano Napoleon Hill, “o que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado". Você pode estar pensando que uma afirmação assim tem cara de autoajuda, mas na verdade há ciência por trás desta frase. Talvez você não saiba, mas Hill dedicou mais de 20 anos de sua vida entrevistando e investigando grandes vencedores e suas carreiras com o objetivo de identificar as razões pelas quais tantos e tão poucos conseguem alcançar o sucesso. Ao todo foram mais de 16.000 pessoas dentre elas os 500 milionários mais importantes da época. O resultado de sua pesquisa foi apresentado em 1928, ano que publicou sua primeira edição da obra “A Lei do Triunfo”. Nela Hill apresenta uma das mais emblemáticas de suas descobertas, a qual denomina “A Filosofia do Sucesso”. Se você não a conhece, mas puder para por um instante neste momento, reflita um pouco sobre estas palavras:

“Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado. Se não pensar: quero intensamente! - Não conseguirá nada. Mesmo que você queira vencer, mas pensa que não vai conseguir, a vitória não sorrirá para você. Se você fizer as coisas pela metade, você será fracassado. Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito. Se você pensa que é um malogrado, você se torna como tal. Se almeja atingir uma posição mais elevada, deve, antes de obter a vitória, dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente. A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos. Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente: Eu conseguirei!”

Para alguns, estas palavras podem soar fantasiosas, mas acredite: elas não são.

Antes de sua publicação oficial, o autor submeteu os resultados de suas descobertas a

banqueiros, comerciantes e professores universitários, bem como a duas das universidades mais importantes dos Estados Unidos para que examinassem atentamente a obra para corrigir ou eliminar as declarações que parecessem sem base do ponto de vista econômico.

Acredite você ou não, nenhuma única modificação foi proposta. Isto prova que o caminho do sucesso, independente da esfera da vida em que você precisa dele com mais intensidade, começa em nós mesmos.

Sei que muitas vezes os desafios parecem intransponíveis, mas acredite: se você já fez tudo que era possível para solucionar algo que continua sem solução, se dê o direito de olhar para outras coisas.

Muitas vezes, uma simples mudança de ângulo nos possibilita encontrar caminhos e soluções que antes não pareceriam possíveis.

Lembre-se: a vida não se resume aos problemas. Há sempre uma série de outras coisas, geralmente positivas, que continuam lá e, para as quais muitas vezes, não damos valor ao enfrentarmos um problema, pois ele se torna cada vez maior e mais representativo.

Por isso, como diz um amigo meu e, se vale um conselho, não esconda os problemas no armário.

Coloque-os no meio da sala para não esquecer que eles estão lá, mas não deixe que a sua vida se resuma a eles.

Agindo assim você terá a oportunidade de resignificar não só os problemas, mas possivelmente, a sua própria vida.

Pense nisso!



Rodrigo Anunciato é Bacharel em Comunicação Social. Master of Business Administration em Recursos Humanos. Gerente de Soluções e Projetos da área de Gestão & Talentos da GS&MD-Ebeltoft Brasil. Atualmente é responsável pela gestão de soluções, condução de ações de desenvolvimento de metodologias, conteúdos e gestão de projetos para o setor de varejo e internacional. Há mais de 10 anos no setor de recursos humanos sendo os últimos 6 anos na GS&MD-Gouvêa de Souza.

rodrigo.anunciato@terra.com.br

#rodrigoanunciato

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020