• Tendência Inclusiva

REATECH 2019 por NIVÂNIA MELO

A edição da Reatech 2019 aconteceu entre 13 e 16 de junho de 2019 na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo.


Organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos (carros, ônibus, vans), fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.


Entre os expositores tinham sessões de diversas áreas: Acessibilidade; Adaptações; Agências de Emprego; Animais Treinados; Aparelhos Auditivos; Aparelhos e Equipamentos Especiais; Avaliação Física; Bancos e Instituições Financeiras; Cadeiras de Rodas; Days Hospitais; Departamentos de RH; Distribuidores de Produtos; Educação, Aprendizado e Treinamento; Entidades Públicas e Privadas; Equipamentos Hospitalares; Esportes Adaptados; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Hidroterapia; Higiene Pessoal; Home Care; Indústria Farmacêutica; Informática; Livros e Publicações; Produtos Ortopédicos; Próteses e Órteses; Terapias Alternativas ; test-drive de Cadeiras de rodas Motorizadas; Turismo e Lazer.


Nessa edição da Reatech surgiu um movimento entre os fabricantes e lojistas que causou uma grande comoção entre todos. Trata-se do movimento: #SENAOFORPARACAUSARAGENTENEMVAI. Luciano Santos, diretor da casa ortopédica conseguiu unir, no mesmo espaço, grandes fabricantes e pequenos comerciantes que há algum tempo foram unidos por ele com o objetivo de possibilitar uma troca e melhores condições para todos. Luciano conta que “Foi uma maneira de interagir mostrando a verdadeira inclusão criando um clima de amizade entre diversos perfis de pessoas com ou sem deficiência.” Um grande grupo de pessoas comprou a ideia e mesmo em stands separados usaram a mesma camisa do movimento! Esse movimento de apoio mútuo e busca de atender, da melhor forma as pessoas que são usuárias de tecnologia assistiva, deixou a edição de 2019 com clima muito especial! Parabéns ao Luciano e a todos que aderiram a ideia!


Um dos destaques foi o Reackathon 2019, um evento para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas, bem como fomentar iniciativas inovadoras que promovam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e em prol da melhoria de políticas públicas para o bem-estar da sociedade. As soluções criadas deveriam observar o tema “Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida”.


Para mostrar o trabalho da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), uma quadra polidesportiva foi instalada no pavilhão da Reatech e visitantes puderam participar das atividades. Atletas paralímpicos marcaamo presença na Arena: os medalhistas de Atletismo do Rio 2016 Alan Fonteles, Odair Silva Yeltisen Jackes e Tamiru Damasi, e do Basquete Gelson Junior, Pedro Vieira, Rodrigo Arão, Glebe Candido, Amauri Viana e Nilton Pessoa.

Sem intervalos, foram 32 horas de atividades durante os dias da feira, com uma programação variada. Além da participação do público, aconteceram torneios profissionais de Basquete em Cadeira de Rodas e Vôlei Sentado. Os torneios terão a presença de atletas da Seleção Brasileira.


A Casa Conceito esteve na Reatech– Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade propondo esta experiência aos visitantes. Fogão preto, bancada branca. O contraste de cores faz toda a diferença. Pode parecer algo irrelevante, mas para quem tem baixa visão é um detalhe primordial para uma rotina segura e independente. Idealizadora do projeto, a arquiteta Gabriella Zubelli mostrou no estande da Direct Borrachas uma casa adaptada com quatro ambientes com várias linhas de acessibilidade. Armários modulares, altura correta dos móveis, roupas com informações em braile e acessórios que facilitam a identificação nos tecidos. A ideia foi proporcionar um ambiente para que todos os visitantes tivessem uma experiência da rotina de pessoas com deficiência. As visitas guiadas na Casa Conceito foram abertas a todos os visitantes no estande da Direct Borrachas, das 13h às 20h. As visitas foram acompanhadas por profissionais especializados de cada área e produtos de acessibilidade.


"Tornar os usuários de cadeiras de rodas protagonistas de suas vidas." Essa foi a meta do doutor em Engenharia Mecânica, Júlio Oliveto, ao criar a Livre Soluções, empresa que produz o Kit Livre, que proporciona mais liberdade ao cadeirante. O sistema exposto consiste em incluir um guidão de moto com um motor elétrico, que varia de 350 watts a 1.500 watts. A empresa surgiu há cinco anos de um projeto de conclusão de mestrado do engenheiro. Além dos kits destinados ao trânsito urbano, a Livre também tem o que chama de Kit Flex, destinado à prática fora de estrada ou Hand Bike. Com custo a partir de R$ 4 mil, o Kit Livre pode chegar a R$ 12 mil.


Associadas ao evento aconteceram os eventos: TECfisio, Reamed, reasem, Equoterapia, Curso Pet e o reashow. Tais eventos trouxeram em suas pautas discussões em suas áreas de atuação agregando ao evento um espaço de trocas de informações e pesquisas na área.


Rafael é uma criança com deficiência intelectual e motora, e com sérias limitações para se comunicar. Para superá-las, usa diversas ferramentas e tecnologias. Na Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, ele estava com um iPad, e, assim, ajudou a psicopedagoga Liana Santos, de quem é paciente, em sua palestra. A palestra de Liana aconteceu na sexta (14) no espaço Tecfisio, que congrega seminários de tecnologias avançadas em fisioterapia.


Saiba mais sobre a feira: https://reatechbrasil.com.br/16/


Em 2021, a feira acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio (27 e 28, das 13h às 20h, e 29 e 30, das 10h às 19h). A 17ª edição de Reatech será em um dos novos pavilhões do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a fim de atender plenamente as necessidades de seus expositores e visitantes. Serão 4 dias de evento recheados de atividades culturais e sociais, como: equoterapia, teste drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados.



Vídeo gravado pela colunista




Nivânia Maria de Melo Reis almeja um mundo mais acessível e inclusivo, seu foco profissional é na tecnologia assistiva e educação inclusiva. Mestre em educação e terapeuta ocupacional pela UFMG, e atualmente atua como professora na PUC Minas. Terapeuta Ocupacional, mestre em educação, especialista em educação especial. Consultora em acessibilidade, inclusão e tecnologia.

www.facebook.com/nivania.reis

assistivanivania@terra.com.br

nivaniameloreis@gmail.com

#nivaniamariademelo

© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2020